Confinamento geral em Newark de 25 de Novembro a 4 de Dezembro. Ruas do Ironbound vão ser fechadas à sexta-feira e sábado a partir das 8 da noite até que a situação de Covid-19 esteja controlada.
Na passada quarta-feira na sua comunicação aos residentes pelo Facebook, o mayor da cidade Ras Baraka referiu que “ os residentes devem estar preparados para um confinamento total, somente negócios essenciais podem operar, entre os dias 25 de Novembro e 4 de Dezembro na cidade de Newark’.
Ras Baraka usou o termo “advisory”, que muitos empresários receberam como um aviso, mas , enquanto se espera a comunicação oficial por parte da cidade, o LUSO-AMERICANO recebeu a informação de um alto responsável da cidade de que , “o encerramento vai ser geral, já que o aumento de casos de Covid-19 a isso o obriga, mesmo grandes empresas serão afectadas por essa medida, os únicos negócios que vão estar abertos serão supermercados, bombas de gasolina, restaurantes e padarias em modo “take-out” e farmácias”.
Espera-se a qualquer momento a comunicação oficial da cidade já que existem muitas questões que não estão clarificadas. Por exemplo Baraka referiu que pequenos mini-mercados as chamadas “bodegas” ou “Corner Stores” não poderiam abrir, como se vai fazer a distinção e baseado em que parâmetros ainda não se sabe como.
Outra questão tem a ver com oficinas e como é que será feita a distinção entre serviços essenciais como mudar o óleo a um carro e um serviço de bate-chapas necessário para o carro andar. Recordamos que no principio desta pandemia a confusão foi muita e esta medida pode de novo trazer mais confusão.
Ruas do ironbound vão ser encerradas às 8 da noite às sexta-feira e sábado até às 3 da manhã.
Aqui parece não haver confusão e Ras Baraka em conjunção com o departamento de Segurança Pública já informou que algumas ruas do bairro do Ironbound, no código postal 07105 vão ser completamente encerradas ao trânsito e também a pedestres entre as 8 da noite, altura em que começa o recolher obrigatório e as 3 da manhã. Somente residentes e pessoas autorizadas, por exemplo pessoas que trabalham nessas ruas podem circular. O departamento de Segurança Pública na sua comunicação referiu que irá inquirir residentes pelo motivo pelo qual estão a circular, já que a circulação só pode acontecer por motivos essenciais, ao mesmo tempo que cada pessoa que procure circular nessas artérias terá que apresentar prova de residência na área, ou prova pelo qual tem que ir a essa localização.
Muitos residentes estão completamente confusos, já que trabalham em outras áreas e não sabem como é que tudo vai decorrer. O LUSO-AMERICANO contactou membros do departamento de Segurança Pública que referiu que as pessoas devem ter um comprovativo como trabalham na área e uma identificação para circularem, ao mesmo tempo que referiram que as medidas serão estritamente seguidas.
A taxa de transmissão no bairro 07105 foi na sexta-feira de 49.3? e espera-se hoje desenvolvimentos para entender o impacto de algumas medidas como o recolher obrigatório às 8 da noite, num momento em que muitos residentes já questionam a veracidade do resultado dos testes.