CONFLITO ARMADO NO MÉDIO ORIENTE: 80 portugueses já retirados de Israel para o Chipre
O Ministério dos Negócios Estrangeiros enviou uma nota em que refere que “o primeiro grupo de cidadãos que sinalizaram às autoridades portuguesas que que- riam voltar para Portugal já se encontra em Chipre”, tal como noticiado na manhã de terça-feira (10). Assim, “a operação portuguesa de repatriamento está assim em curso, tendo a aeronave C-130 da Força Aérea Portuguesa transportado cerca de 80 pessoas de Telavive para Larnaca”.
“Tendo em conta as permissões de sobrevoo das autoridades israelitas, o próximo voo do C-130 poderá realizar-se esta noite, transportando novo grupo de portugueses para a cidade cipriota”, é ainda referido.
É ainda frisado que “de Larnaca sairá, na noite de hoje (10), um voo da TAP, fretado pelo Estado português, com destino a Portugal, prevendo-se que chegue a Lisboa amanhã (11)”.
Contudo, o MNE avisa que, “considerando as complexas condições de operação em território israelita, os planos de voo podem sofrer alterações, as quais estão permanentemente a ser comunicadas aos cidadãos sinalizados para esta missão, que está a ser operacionalizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e pelo Ministério da Defesa Nacional”.