CONFLITO NO MÉDIO ORIENTE: Grupos de turistas brasileiros que visitavam Israel desembarcam no Rio após pouso em Brasília-DF 

Os primeiros 40 brasileiros vindos de Israel em um jato da Força Aérea Brasileira (FAB) desembarcaram na Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador, na manhã desta quarta-feira (11), após o pouso em Brasília-DF durante a madrugada. O grupo ajoelhou na pista ao lado da aeronave e juntos seguraram uma bandeira do Brasil. Às 9:20 am, um segundo voo aterrissou. 

. Relatos do conflito: 

As testemunhas da guerra, aparentemente, grande parte turistas que visitavam Israel, agradeceram e demonstraram a sensação de alívio durante o desembarque no aeroporto. Em meio ao choro, o grupo relatou a tensão e momentos angustiantes vividos nos últimos dias em Israel, com o zunido de mísseis e toque de sirenes. 

O primeiro avião de resgate trazendo brasileiros de Israel pousou em Brasília por volta das 4:10 am, na quarta-feira (11). A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), com 211 passageiros, de- colou de Tel Aviv às 2:12 pm de terça-feira (10) e fez o voo de cerca de 14 horas direto para a capital federal. Do total, 107 passageiros desembarcaram em Brasília e 104 seguiram para o Rio de Janeiro (RJ) em dois aviões da FAB. 

. Turistas relatam: 

Moradora no bairro de Icaraí, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, a sargento da Força Aérea Brasileira (FAB), Aline Elhage, de 32 anos, estava em Israel com uma amiga a passeio e afirmou se sentir grata por estar viva e em casa. 

“É uma vivência muito grande, eu só tenho a agradecer. Eu ‘tava’ muito preocupada com o meu pai, que é hipertenso. Não queria que essa notícia chegasse a ele e ele só soube agora sobre a guerra, pedi a Deus para fechar os olhos e ouvidos dele. Agora, que ele ‘tá’ sabendo, ele ‘tá’ muito emocionado. Eu sempre tentei passar tranquilidade para a minha família”, contou. 

Aline esteve na Palestina na sexta-feira (6) e no dia seguinte, quando iniciaram os bombardeios, estava se preparando para um passeio no Mar Morto. 

Já Virginia Salomé estava no aeroporto do Galeão aguardando a irmã que estava em uma excursão evangélica em Israel há uma semana.