Congressistas adoptam plano para evitar encerramento do Estado
Os líderes democrata e republicano do Senado conseguiram apoio para aprovação de um plano de financiamento do Estado até meio de Novembro. A alternativa seria um encerramento do Governo federal a partir da próxima semana, por falta de fundos. Os partidos Democrata e Republicano chegaram ao acordo no Senado dos EUA, terça-feira (26), para aprovar o plano. Ainda que passe na câmara alta, onde predominam os democratas, o plano precisa também do apoio da Câmara dos Representantes, onde a maioria é republicana.
A proposta do Senado inclui $6 mil milhões de dólares para a Ucrânia e outro tanto para financiar respostas a emergências ambientais. A resolução, que servirá para manter em funcionamento as agências federais até 17 de Novembro, foi defendida pelo líder dos democratas no Senado, Chuck Schumer, e pelo dos republicanos, Mitch McConnell.
Se a administração pública ficar sem fundos a partir de 30 de Setembro, quando acaba o ano orçamental nos EUA, a maioria das agências governamentais, museus e parques nacionais terão de fechar portas, com centenas de milhares de funcionários públicos federais a ficarem temporariamente sem trabalho e ordenado. O presente impasse já levou a Casa Branca a recomendar às agências federais que se preparem para um encerramento.
. Adesão ao plano:
Todos os olhares estão sobre o presidente da Câmara dos Representantes, o republicano Kevin McCarthy, que tem procurado persuadir a ala mais radical do seu partido a aderir ao plano.