Congresso dividido sobre investigação à invasão do Capitólio
O Congresso dos EUA iniciou esta terça-feira o debate sobre a possibilidade de investigar o ataque ao Capitólio por apoiadores do ex-Presidente Donald Trump, em 6 de Janeiro, com os democratas a favor e republicanos contra.
O primeiro passo para tornar essas investigações uma realidade começou esta terça-feira no Comité de Regras da Câmara, liderado pelo democrata Jim McGovern.
“Precisamos de descobrir o que aconteceu e garantir que não acontecerá novamente. Para isso, a comissão deve ser liderada por especialistas, não por políticos”, disse McGovern no início do debate, que está a ser realizado online, por causa da pandemia de covid-19.
O líder dos republicanos neste comité, Tom Cole, manifestou-se contra a comissão especializada e pediu uma “investigação mais ampla” que incluísse as manifestações “violentas” realizadas pelo movimento Black Lives Matter.
Este foi justamente um dos argumentos do líder dos conservadores na Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy, para se opor também à criação da comissão especializada, que funcionará no estilo daquela que foi criada para apurar as responsabilidades sobre os atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001.
Democratas e republicanos chegaram a um acordo provisório, na sexta-feira passada, sobre a criação desta comissão independente para investigar o ataque ao Capitólio em 6 de Janeiro por uma multidão de apoiadores de Trump.