Congresso Nacional Democrata
Biden e Hillary impulsionam Kamala, em noite inaugural
De agradecimentos a ovações, a noite foi muito intensa e emocionante em Chicago, EUA.
A primeira noite da Convenção, que decorre até dia 22 de agosto, incluiu discursos do ex-presidente Joe Biden, de Hillary Clinton e Alexandria Ocasio-Cortez, muitos agradecimentos e ovações, enquanto manifestantes pró-palestinianos se faziam ouvir do lado de fora da convenção.
“América, dei-vos o meu melhor”
O discurso de Joe Biden foi um dos mais aplaudidos da noite, sendo interrompido várias vezes pelos cânticos entusiasmados e agradecimentos que demonstram como o eleitorado democrata está satisfeito com a prestação de Biden durante o seu mandato .
“Escolhê-la como vice-presidente foi a melhor decisão que tomei em toda a minha carreira”, afirmou acrescentando que “o crime continuará a diminuir se colocarmos uma procuradora a governar em vez de um criminoso condenado”, em clara referência ao candidato (e também ex-presidente dos EUA) Donald Trump.
Joe Biden ainda falou sobre a sua retirada, ao mesmo tempo que se despedia: “Eu amo o meu trabalho, mas amo ainda mais o meu pais… América, dei-vos o meu melhor. Durante 50 anos, como muitos de vocês, dei o meu coração e alma à nossa nação e fui abençoado com o apoio do povo americano”, concluiu.
Outro momento que marcou a noite foi o discurso apaixonado de Hillary Clinton, ex-secretária de Estado e candidata presidencial em 2016.
“Vejo a liberdade de olhar os nossos filhos nos olhos e dizer: ‘Na América, podemos ir tão longe quanto o nosso trabalho duro e talento nos levarem’. E sabem uma coisa? Do outro lado desse ‘teto de vidro’ está Kamala Harris, levantando a mão e o juramento de posse como a nossa 47.a presidente […] porque quando uma barreira cai para um de nós, abre caminho para todos”, disse a democrata.
“Este é o nosso momento, América. É quando nos levantamos. É quando rompemos!”, acrescentou.
O “teto de vidro” tem sido muito utilizado pelos democratas para referir ao perfil habitual dos candidatos a presidência que Kamala se distância, uma mulher, ex-senadora, ex-procuradora geral da Califórnia, multirracial, frequentadora da Igreja Batista e casada com um judeu, a primeira vice-presidente feminina do país, isto por sí só já a diferencia de qualquer outro candidato.
Talvez o ponto mais negro da noite, milhares de manifestantes pró-palestinianos uniram se do lado de fora da Convenção a pedir um cessar-fogo e derrubaram barreiras de segurança, sendo detidos depois.