DESPORTO | Conheça a família Vieira-Filian
A mãe Rosa nasceu no Brasil mas as suas raízes são da Mealhada e do Barrõ. As filhas Emily e Maya nasceram em Livingston, NJ mas adoram Portugal.
LUSO-AMERICANO: O que representa Portugal para ti?
Maya: Portugal representa muito para mim, é mais do que um país, é uma parte de quem eu sou. Foi lá que os meus avós nasceram e começou a história da minha mãe. Nós falamos Português, gostamos muito de ir a Portugal e adoramos a comida. Para mim, a cultura, comida, língua e tradições que são parte da minha família é o que faz Portugal tão especial.
Emily: Para mim, Portugal representa um país incrível do qual tenho muito orgulho de fazer parte. Gosto muito de continuar as tradições dos meus avós e aprender as histórias da vida deles. Eu adoro a cultura Portuguesa, as pessoas, a língua e a comida! ‘Bacalhau à Brás’ é um dos nossos pratos favoritos.
LA: O que é que, o desporto e o futebol representa para ti?
MAYA: O futebol é tudo para mim. É uma grande parte da minha vida e eu não poderia imaginar a minha vida sem ele. Adoro colocar os pés na bola porque é a minha fuga de tudo.
EMILY: O futebol é uma grande parte da minha vida e nenhum outro sentimento pode descrever a energia e a emoção que sinto quando o jogo.
LA: Qual é a teu clube favorito?
MAYA: Juventus
EMILY: PSG
LA: Qual é a figura portuguesa que mais admiras, actual ou do passado?
MAYA: a minha jogadora favorita é Christie Rampone, embora ela já se tenha retirado dos relvados, ela era uma grande jogadora e uma das que admiro muito. Ela é uma líder feminina muito forte que eu quero também ser.
EMILY: O meu jogador favorito é o Ronaldinho. Ele é uma lenda que nunca morrerá. Qualquer jogo que ele jogou se tornou seu jogo. Ele jogou com imensa habilidade e paixão que realmente me inspira.
LUSO-AMERICANO: Qual é a importância de te
manteres ligado às raízes portuguesas?
ROSA: Para mim, é muito importante que as minhas filhas conheçam as origens das nossas famílias. As nossas raízes Portuguesas e tradições de família fazem parte da base de quem somos e o que nos torna tão únicos. O ano passado durante o Natal, o meu pai ensinou as minhas filhas a fazer filhoses e elas adoraram. Esses momentos são muitos importantes para mim.
LA: O que é que, como português, te deixa mais
orgulhoso?
ROSA: Eu tenho muito orgulho de fazer parte de uma cultura que desempenhou um papel tão importante na exploração do mundo. Uma cultura com uma história tão profunda, lindas tradições, de trabalho árduo e pessoas de bom coração. Portugal é um país lindo, com comida deliciosa e vinhos incríveis.
LA: Qual é a tua palavra favorita em português?
ROSA: Saudade. Uma palavra simples, difícil de traduzir mas que tem um sentimento tão profundo, especialmente para nós que estamos longe das nossas famílias.
LA: Qual é a figura portuguesa que mais admiras, actual ou do passado?
ROSA: Os meus pais Arsénio e Graciete Vieira. São duas das pessoas que eu mais admiro no mundo. Apesar de terem uma bela vida no Brasil, eles sabiam que os EUA poderiam oferecer mais oportunidades e fizeram o sacrifício para recomeçar as suas vidas aqui, mesmo já não sendo tão jovens.