Conselho da diáspora Açoriana vai a votos de 20 a 24 de Maio. Katherine Soares e David Pimentel são Candidatos.

A Vice-Presidência do Governo dos Açores, através da Direcção Regional das Comunidades, recebeu 40 candidaturas a Conselheiro da Diáspora Açoriana, durante o período legalmente previsto de 1 a 10 de Abril, através da plataforma Açorianos no Mundo. Sete dos candidatos residem nos Estados Unidos, dos quais dois, Katherine Soares e David Pimentel vivem em New Jersey.

Os candidatos, divididos por 19 círculos eleitorais, de acordo com a respectiva área geográfica, já foram validados pelo Vice-Presidente do Governo Regional e desenvolvem agora, de 15 de Abril a 15 de Maio, a apresentação das suas candidaturas junto dos Açorianos ou seus descendentes, residentes no exterior da Região, que se registaram na plataforma digital até 31 de Março.

Nos Estados Unidos da América, candidatam-se também sete emigrantes à eleição de cinco conselheiros: pelo estado da Califórnia, Albert Pinheiro (empresário, 68 anos) e Zeto Carvalho (chefe de escala e representante da SATA, 41 anos); pelo estado de Massachusetts, Danny de Melo (empreendedor, 38 anos), Gregório Cabral de Melo (director de divisão financeiro, 56 anos) e Rui Baptista (‘account executive’ e animador de rádio, 58 anos); e pelo estado de Rhode Island, Márcia da Ponte (assistente técnica/consultora, 45 anos). Pelo círculo dos restantes estados, que elege dois conselheiros, candidatam-se David Rebelo Pimentel (vice-presidente para as vendas na Elan Chemical, 47 anos) e Katherine Soares (directora adjunta do Gabinete de Comunicação e Informação Pública do Condado de Union em New Jersey, 41 anos).

Terminado o período de apresentação das candidaturas, terá lugar o acto eleitoral, também através da plataforma Açorianos no Mundo, que se inicia a 20 de Maio e se estende até 24 de Maio, data que coincide com o Dia dos Açores.

A cerimónia de instalação do Conselho da Diáspora Açoriana, com tomada de posse dos conselheiros eleitos, está agendada para o Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, a 10 de Junho, prevendo-se que decorra em suporte digital.