CÔNSUL HONORÁRIO DE PORTUGAL EM PALM COAST APRESENTA DEMISSÃO; REABERTURA DO CONSULADO DEPENDE DO GOVERNO PORTUGUÊS, ADIANTA
Caesar DePaço, o cônsul honorário de Portugal em Palm Coast, estado norte-americano da Flórida, apresentou esta manhã a sua demissão do cargo – que ocupava desde 2014. A exoneração tem “efeitos imediatos”, pode-se ler no comunicado divulgado pela página do Consulado no Facebook.
“Pedi a exoneração por incompatibilidades impossíveis de convergir com o interesse nacional, com o Sr. Embaixador de Portugal nos EUA”, adianta o documento. “É muito o que nos separa, como tal, pedi a exoneração de forma irreversível.”
Contactado pelo jornal LUSO-AMERICANO, o cônsul demissionário confirmou ter enviado esta manhã a carta de exoneração ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, que acusou recepção da mesma e a aceitou.
“Dei tudo o que tinha ao meu país, dei a melhor versão de mim mesmo, assim como fiz questão de suportar todos os custos inerentes ao Consulado de Palm Coast, Flórida”, adianta Caesar DePaço no já citado comunicado. “Saio com a consciência de dever cumprido (…). Saio com a sensação de vazio, pelo muito que fiz e pelo que ainda poderia fazer.”
O Consulado de Portugal em Palm Coast serve uma das mais dinâmicas comunidades portuguesas na região sul dos Estados Unidos; encontra-se encerrado devido à situação de pandemia e a sua reabertura poderá estar em jogo, pelo menos nos moldes em que estava a funcionar.
“Não sei quais são as intenções do Governo Português”, respondeu Caesar DePaço, quando indagado sobre a reabertura dos serviços consulares.