CONTRA-ALMIRANTE DE ORIGEM PORTUGUESA ESTÁ EM COMANDO DA FORÇA AÉREA NAVAL AMERICANA PARA A REGIÃO DO ATLÂNTICO
Por HENRIQUE MANO | News Editor
A Força Aérea Naval do Atlântico (conhecida pela sua sigla em inglês, AIRLANT), viu o seu alto comando trocar de mãos no passado dia 17 de Agosto – em cerimónia decorrida a bordo do porta-aviões USS Dwight D. Eisenhower, em Norfolk, estado de Virgínia.
Na ocasião, o contra-almirante luso-descendente Douglas Veríssimo assumiu o comando daquela importante força norte-americana de defesa, substituindo John Meier naquelas funções. Veríssimo, natural de Falmouth, MA, era até então director do Comando das Forças da Frota dos EUA, na área de Operações Marítimas e torna-se assim no 35.º comandante à frente da AIRLANT.
O contra-almirante luso-descendente Douglas Verissimo
“A todos vocês, farei o meu melhor para que a aviação naval nos leve ao futuro com clareza e inovação”, disse Verissimo, na cerimónia de investidura do novo cargo.
A AIRLANT é responsável por sete porta-aviões de propulsão nuclear, 54 esquadrões de aeronaves, 1.200 aeronaves e 52.000 oficiais, pessoal alistado e civil com prioridades focadas em combate, pessoas e prontidão, fornecendo forças aéreas navais sustentáveis e prontas para o combate com o pessoal certo, devidamente treinado e equipado, com foco na prontidão, excelência operacional, interoperabilidade, segurança e recursos eficientes.
O emblema da AIRLANT
Foi o antropólogo Miguel Moniz quem confirmou as origens lusas de Douglas Verissimo, cuja família é oriunda de três regiões do arquipélago dos Açores – Pico, Flores e São Miguel. Os Veríssimo terão emigrado no início do século XX para a América, fixando-se, como tantos outros, em New London, CT e New Bedford, MA.
Em Falmouth (onde ainda hoje existe o Salão da Irmandade do Espírito Santo de Fresh Pond), os Veríssimo fizeram parte dos chamados apanhadores. O pai do militar teria sido um apaixonado por vela e dono de um barco.
Na cerimónia de tomada de posse a bordo do porta-aviões USS Dwight D. Eisenhower, em Norfolk, estado de Virgínia
Veríssimo formou-se em 1987 pelo Cape Cod Community College; imediatamente após a formatura, alistou-se no Programa de Cadetes de Aviação Naval. Após a conclusão do treinamento de voo, tornou-se aviador naval em Julho de 1989. É bacharel em Matemática Aplicada pela California State University, Fresno, e mestre em Planeamento e Estratégia de Campanhas pelo Joint Forces Staff College – para além de também ter passado pelo Programa de Energia Nuclear da Marinha.
Altamente condecorado, o luso-americano já recebeu – entre outras – distinções como ‘Defense Superior Service Medal’, ‘Legion of Merit’ e ‘Defense Meritorious Service Medal’.