Cooperação Antártica entre Brasil e Argentina
Durante a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Buenos Aires, em 23 de fevereiro, foi assinado o “Acordo de Cooperação Antártica entre a República Federativa do Brasil e a República Argentina” com o propósito de institucionalizar e estimular o aprofundamento da cooperação bilateral em assuntos antárticos.
O Acordo confere marco legal para que os governos de Brasil e Argentina deem seguimento a atividades conjuntas e otimizem o emprego de recursos humanos e materiais, particularmente em operações logísticas e em atividades de pesquisa científica interdisciplinar na Antártida. Ambos os países integram restrito grupo de 29 países com status de Parte Consultiva do Tratado da Antártida, que regula as atividades da comunidade internacional no Continente.
O Ministério de Relações Exteriores segue comprometido com o fortalecimento do Sistema do Tratado Antártico (STA) e colabora, no escopo de suas atribuições, para o continuado êxito do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).