COP28: Cientistas pedem a John Kerry para tentar reverter a decisão de não incluir o fim dos combustíveis fósseis
A União de Cientistas Preocupados (UCS) pediu ao enviado especial dos Estados Unidos para o clima, John Kerry, que tente que a COP28 reverta a decisão de não incluir o fim dos combustíveis fósseis no texto do Balanço Geral.
Numa conferência de imprensa na Cimeira do Clima no Dubai (COP 28), Rachel Cleetus, directora de políticas do Programa de Clima e Energia da UCS – uma organização sem fins lucrativos – pediu a Kerry que consiga o que os cientistas e ambientalistas procuram: que o fim dos combustíveis fósseis seja incluído no documento.
“Todos concordamos que o textos é uma m…”, disse Cleetus, que acrescentou que, na sua opinião, este é o documento que a indústria dos combustíveis fósseis e os estados produtores de petróleo queriam.
“Não viemos para isto”, disse antes de apelar ao “isolamento da Arábia Saudita”, um dos principais productores de petróleo do mundo.
Até ao momento, a Arábia Saudita não reagiu ao último rascunho, publicado na segunda-feira, do balanço geral, o primeiro processo de revi- são do que foi alcançado desde o Acordo de Paris (2015) e no qual as partes deverão acordar os próximos passos a seguir para garantir a segurança climática do planeta.
“Esperamos trabalhar com as outras partes para garantir um resultado sólido nesta COP”, disse o enviado dos EUA, próximo ao sultão Al Jaber, presidente da conferência que encerrou oficialmente terça-feira.