COP28: Kamala Harris anuncia contribuição de 3 mil milhões de dólares para o Fundo Verde para o Clima

Vice-Presidente norte-americana anunciou hoje a contribuição de 3 mil milhões de dólares para o Fundo Verde para o Clima, durante a 28.ª conferência das Nações Unidas sobre as alterações climáticas, com o objectivo de ajudar “os países em desenvolvimento a investir em resiliência, energia limpa e soluções baseadas na natureza”.

O último anúncio de Washington, no mesmo valor, foi em 2014 durante a presidência de Barack Obama, sendo que muitos outros países renovaram as suas contribuições entretanto.

“Estamos num momento crucial. A nossa ação colectiva, ou pior, a nossa inacção, terá consequência para milhares de milhões de pessoas nas próximas décadas”, frisou Kamala Harris.

O anúncio viagem de Kamala Harris ao Dubai foi feito pela Casa Branca após ser revelado que o Presidente Joe Biden não estaria presente na conferência. A mudança de planos não foi explicada mas foi muito criticada.

O secretário de Estado, Antony Blinken, o enviado especial para o clima, John Kerry, o conselheiro climático Ali Zaidi e o conselheiro de energia limpa John Podesta, também fazem parte da equipa representativa dos EUA na cimeira.