COREIA DO NORTE: Disparados tiros de aviso contra navio norte-coreano

Os tripulantes do navio apreendido disseram às autoridades sul-coreanas que atravessaram a Linha de Limite Norte (LLN), a fronteira marítima ‘de facto’ entre as duas Coreias, devido a um “erro de navegação” e pediram para regressar à Coreia do Norte, disse o Ministério da Defesa sul-coreano.

“Os nossos militares entregaram os sete tripulantes norte-coreanos e o navio ao Norte (…) por razões humanitárias e de acordo com o que é habitual”, disse o ministério numa declaração, citada pela agência francesa AFP.

Um barco-patrulha norte-coreano também atravessou a linha de fronteira marítima ao largo da costa ocidental da península na terça-feira de manhã, enquanto perseguia o navio que se dirigia para a Coreia do Sul, disse um funcionário do Ministério da Defesa.

Trata-se do primeiro incidente do género na LLN desde 2018, quando as duas Coreias assinaram um acordo para evitar confrontos acidentais e reduzir as tensões entre os dois países da Ásia Oriental, segundo a agência noticiosa sul-coreana Yonhap.

O incidente ocorreu na véspera das eleições presidenciais da Coreia do Sul e no meio de tensões acrescidas com o regime da República Popular Democrática da Coreia, que realizou um número recorde de lançamentos de mísseis desde o início do ano.