CORONAVÍRUS: Vacina chinesa com resultados positivos em ensaio clínico

Uma vacina chinesa que está a ser desenvolvida para combater o SARS-CoV-2 demonstrou resultados seguros em ensaio clínico e induziu uma resposta imune em voluntários saudáveis, noticiou terça-feira a revista científica ‘The Lancet’, com base num estudo preliminar.

O ensaio clínico de fase 1/2 de um produto candidato a vacina (CoronaVac) envolveu mais de 700 voluntários saudáveis, com idades entre 18 e os 59 anos, recrutados na China entre 16 de Abril e 5 de Maio.

“A vacina pareceu ser segura e bem tolerada em todas as doses testadas. O efeito colateral mais relatado foi dor no local da injecção”, lê-se na informação divulgada pela ‘Lancet’.

Passados 14 dias da dose final, foram detectadas “respostas robustas” de anticorpos após duas injecções da vacina candidata, com 14 dias de intervalo, mesmo na dose mais baixa testada.

Os níveis de anticorpos induzidos pela vacina foram mais baixos do que os observados em pessoas que foram infectadas e recuperaram da doença covid-19, provocada pelo novo coronavírus, mas os investigadores afirmam que ainda esperam que a vacina possa fornecer protecção contra o vírus.

O objectivo principal foi avaliar a resposta imune e a segurança da vacina. 

O estudo não foi elaborado para avaliar a eficácia na prevenção da infecção por SARS-CoV-2.

Os resultados do ensaio clínico de fase inicial da vacina candidata com base no vírus inteiro inactivado do SARS-CoV-2 (CoronaVac) fo-ram publicados no jornal ‘The Lancet Infectious Diseases’, revelando que a formulação parece segura e induz uma resposta de anticorpos em pessoas saudáveis.

A CoronaVac é uma das 48 vacinas candidatas para a combater a covid-19 que estão actualmente em ensaios clínicos.