CORONAVÍRUS: Vacina não estará disponível antes do Outono de 2021
Especialistas que trabalham na área de desenvolvimento de vacinas acreditam que uma vacina eficaz contra a covid-19 provavelmente não deverá estar disponível, para o público em geral, antes do Outono de 2021.
As conclusões são de um estudo publicado no “Journal of General Internal Medicine”, que envolveu a colaboração de 28 especialistas que trabalham em vacinologia.
A Investigação foi realizada no final de Junho de 2020 e a maioria dos entrevistados eram na sua maioria académicos do Canadá e dos Estados Unidos, com uma média de 25 anos de experiência de trabalho em vacinologia.
“Os especialistas ofereceram previsões sobre o desenvolvimento de vacinas que geralmente eram menos optimistas do que o cronograma do início de 2021 oferecido pelos funcionários públicos dos EUA. Em geral, eles parecem acreditar que uma vacina publicamente disponível no próximo verão é o melhor cenário, com a possibilidade de demore até 2022”, referiu Jonathan Kimmelman, professor e director da Unidade de Ética Biomédica da Universidade McGill e autor sénior do artigo.
Muitos especialistas também acreditam que pode haver alguns falsos começos antes que uma vacina eficaz estar disponível.
“Os especialistas que entrevistamos acreditam que há a possibilidade de 1 em 3 da vacina receber um rótulo de alerta de segurança após a aprovação, e a possibilidade de 4 em 10 do primeiro grande estudo de campo não relatar a eficácia” desejada, acrescentou Patrick Kane, cientista da Universidade McGill e autor do estudo.