CORONAVÍRUS: Websites fraudulentos sobre vacinas estão a aumentar
O número de websites fraudulentos relacionados com as vacinas contra a COVID-19 está a aumentar.
O alerta é da empresa especializada em cibersegurança Check Point Research.
Um exemplo recente foi a falsificação do website norte-americano Centers for Disease Control and Prevention (CDC) por um ciberatacante para obter credenciais Microsoft.
Nos últimos oito meses, o número de domínios registados relacionados com vacinas contra a COVID-19 cresceu 300%, e o número de websites considerados perigosos pelos investigadores Check Point Re-Search teve um crescimento de 29%.
A distribuição de vacinas contra a covid-19 a nível global está a avançar a ritmo acelerado.
No entanto, actualmente a percentagem de pessoas vacinadas ainda é inferior a 1%, pelo que milhares de milhões de pessoas, em todo o mundo, continuam a aguardar pela sua vez.
Os cibercriminosos estão atentos à procura de informação sobre as vacinas e exploram essa procura em seu benefício.
Desde o início de Novembro de 2020 até agora, a equipa de investigação da Check Point documentou 7.056 novos domínios relacionados com a vacinação, destes 294 foram considerados potencialmente perigosos.
Comparando com o período anterior, de Julho a Outubro, verifica-se que, entre os dois intervalos de tempo, o número de domínios relacionados com a vacina aumentou 300%, com um aumento de 29% dos domínios considerados perigosos.