Corrida para o Congresso de New Jersey complicado este ano por causa de um democrata que mudou de partido
Ninguém imaginou que esta candidatura ao Congresso de New Jersey estaria entre as mais quentes da América.
Os republicanos estavam prontos a gastar milhões para recuperar o 2º lugar do Distrito Congressional que Jeff Van Drew conseguiu dois anos como parte de uma quase derrota democrata em New Jersey que ajudou o partido a recuperar o controlo da Câmara.
Mas quando os democratas avançaram para o impeachment de Trump, Van Drew não se quis associar e chocou o mundo político ao mudar para o Partido Republicano, juntando-se a Trump na Casa Branca e proclamando o seu “apoio eterno”.
Van Drew esteve num comício em Wildwood com o presidente, um papel na campanha de reeleição de Trump e um lugar de destaque na Convenção Nacional Republicana de 2020.
Mas os democratas que o ajudaram a ganhar há dois anos juraram vingança.
O seu antigo partido escolheu a educadora Amy Kennedy como sua candidata. Sim, um dos Kennedys.
É por isso que o distrito de South Jersey é frontal e central entre as corridas mais vigiadas no país. Mais de 4 milhões de dólares já foram gastos por grupos externos, a maioria em anúncios de ataque de comissões partidárias e comissões de acção super política ligadas aos líderes da Câmara, de acordo com o Center for Responsive Politics.
Por muito que as ondas de rádio estejam cheias, por mais que os correios cheguem aos eleitores, os especialistas disseram que a corrida se resume a uma coisa: À medida que Trump segue, Van Drew vai atrás.
“Estes ventos frontais nacionais e o próprio Trump vão ter uma forte influência sobre esta corrida”, disse John Froonjian, director executivo do William J. Hughes Center for Public Policy da Universidade de Stockton, que patrocinou um debate entre os dois principais candidatos ao partido.
Até agora, Joe Biden tem uma vantagem sobre Trump no distrito, que tem apoiado o vencedor da Casa Branca em seis das últimas sete eleições presidenciais.
E Van Drew seguiu Kennedy por pelo menos 6 pontos percentuais numa recente sondagem da Universidade de Monmouth. Ele é o único membro da Câmara de New Jersey sem grandes hipóteses de ganhar a reeleição. Van Drew disse que o candidato, não o partido político, é o que importa.
“As pessoas votaram em mim porque sou Jeff Van Drew”, disse durante o debate no campus da Universidade de Stockton, em Atlantic City. “As pessoas sabem quem eu sou. Sabem o que defendo. Votarão a favor ou contra mim com base nisso.”
Kennedy – casada com o ex-rep. Patrick Kennedy, D-R.I., filha do falecido senador Edward Kennedy e sobrinha do falecido Presidente John F. Kennedy – seria o único membro da icónica família democrata a servir no Congresso se ganhasse.
“É uma marca, tal como Trump é uma marca”, disse Ben Dworkin, director do Instituto de Política.
A apoiar Kennedy estão organizações trabalhistas que apoiaram Van Drew em 2018, incluindo a New Jersey Education Association e a State AFL-CIO, mesmo quando o incumbente obteve 100% no seu cartão de pontuação de 2019.