Covid-19. Espanha proíbe viagens entre comunidades no Natal excepto para reuniões familiares

As medidas preveem também que as refeições não podem ter mais do que 10 pessoas e que o início do actual recolher obrigatório diário é atrasado para as 01:30 da madrugada no dia de Natal e no de Ano Novo.

Estas medidas mínimas são de aplicação obrigatória, podendo as 17 comunidades autónomas acrescentar outras mais rígidas. Todos os representantes regionais, excepto o de Madrid, que votou contra, e o da Catalunha, que se absteve, apoiaram as medidas propostas pelo Ministério da Saúde.

Durante a conferência de imprensa que se seguiu à reunião do Conselho Interterritorial do Sistema Nacional de Saúde, o ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa, deixou claro “que as medidas não estão a ser tomadas por prazer ou para dificultar a vida de ninguém”. Espanha tem registado um elecado número de casos e óbitos desde o início da pandemia, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde espanhol. As autoridades sanitárias também contabilizaram mais mortes nas últimas 24 horas atribuídas à covid-19.

O nível de incidência acumulada (pessoas contagiadas) em Espanha continua a descer.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,4 milhões de mortos no mundo desde Dezembro do ano passado, incluindo 4.645 em Portugal.

Na Europa, o maior número de vítimas mortais regista-se no Reino Unido seguindo-se Itália, França e Espanha.

A conselho da Organização Mundial de Saúde alguns países europeus optaram pelo confinamento geral ou mais duro, uma vez que o número de casos continua a subir drasticamente. No Reino Unido, os cientistas dizem ter descoberto uma variante da Covid que se propaga mais rapidamente do que o padrão inicial, havendo já mais de mil destes casos que estão a preocupar as autoridades britânicas. Espera-se que a vacina possa conter este tipo de vírus.