CRISTIANO RONALDO: Atirar braçadeira ao chão pode valer castigo
Cristiano Ronaldo pode vir a ser castigado no seguimento do gesto realizado nos instantes finais do empate a duas bolas entre Portugal e Sérvia, quando atirou a braçadeira de capitão ao chão ao ver que o árbitro Danny Makkelie não validou aquele que seria o golo da vitória.
De acordo com o portal espanhol ‘Iusport’, o gesto em causa pode vir a ser interpretado como uma violação do artigo 11 do Código Disciplinar da FIFA, que diz respeito a “conduta ofensiva ou violação dos princípios do jogo limpo”.
“As federações e os clubes, assim como os seus jogadores, oficiais ou qualquer outro membro ou pessoa que desempenha uma função em seu nome, deverão respeitar as Regras do Jogo, os Estatutos da FIFA e os regulamentos, as directivas, as directrizes, as circulares e as decisões da FIFA”, pode ler-se,
O segundo ponto do artigo refere que “poderão impor-se medidas disciplinares a qualquer pessoa que leve a cabo” uma série de acções, entre elas a adopção de uma “conduta que desprestigie o futebol ou a FIFA”, onde a atitude do capitão da equipa das quinas pode vir a enquadrar-se.
Se esse for o caso e Cristiano Ronaldo vier a ser considerado culpado, poderá ser castigado com, “pelo menos, um jogo ou um período de tempo adequado por conduta antidesportiva para com um adversário ou qualquer outra pessoa que não seja um oficial do jogo”.
O capitão de Portugal enviou a bola para a baliza deserta, após ganhar o lance ao guarda-redes adversário, e Mitrovic tirou a bola já para lá da linha, só que o golo não foi validado, numa partida que não tinha VAR.
Revoltado, Cristiano Ronaldo não se poupou nos protestos e acabou por ver cartão amarelo.