CRONICA | Paralelo 39 N
O carnaval, a quarta feira de cinzas e o dia dos namorados
• Por JOSÉ CARLOS ADÃO
Pois é! A semana que se aproxima é repleta de eventos. No dia em que escrevo este breve texto, celebramos o domingo gordo, que antecede o entrudo e onde os foliões e no qual as pessoas que gostam de se disfarçar vestem as roupas mais interessantes.
Amanhã será segunda-feira gorda, a que antecede o carnaval, o entrudo, a festa pagã onde as pessoas se exibem em personalidades diferentes. Uns aquilo que receiam, o que os atormenta, outros aquilo que admiram e querem ser a todo o custo!
O carnaval em Portugal é muito diferente de todos os outros. Temos o carnaval de ovar, o carnaval de Torres Vedras e o carnaval de Loulé. Claro que também não me esqueço do carnaval de Almodovar. E tantos outros.
Mas o Carnaval associa-se sempre à nossa vida. Diz a sabedoria popular que a vida são dois dias e o Carnaval são três.
Nesses três dias, toda a gente aproveita para ser quem quer ou quem receia ser. São coisas que não se explicam. Em Portugal, confesso que me intrigam as festividades que se querem colar aos festejos do Brasil. Certamente as escolas de samba no hemisfério sul têm uma maior tradição e sabem melhor como aproveitar um calor que, em fevereiro não existe em Portugal. Logo, dançar o samba como se dança no Brasil é desfilar assim, devo confessar que me entenguesse e arrepia.
Porém o Carnaval marca o fim da festa pagã. Logo, na quarta-feira, inicia-se o período da quaresma. Tempo de preparação para a Páscoa. Importante para o calendário católico, a quarta-feira de cinzas determina um período de 40 dias de abstinência em relação a vícios, determina um período de reflexão.
A quarta-feira de cinzas é conhecida pelo renascer. Pelo início de uma nova etapa e há a celebração da missa na manhã em que os fiéis recebem a cruz de cinzas na testa e demonstram a sua reverência.
Este ano, porém, há a coincidência de a quarta feira de cinzas ser no dia 14 de fevereiro, e esse mesmo dia é o de São Valentim, o Dia dos Namorados. Ora, aqui se coloca um paradoxo, isto não acontece muitas vezes.
Carnaval, quarta feira de cinzas, início da Quaresma e dia dos Namorados… tudo ao mesmo tempo, tudo!