DeepSeek. Aplicação chinesa de IA lidera downloads em dispositivos da Apple nos Estados Unidos
A aplicação chinesa de modelos de inteligência artificial generativa (IA) DeepSeek “R-1” liderou a tabela de descargas na App Store, tanto na China como nos Estados Unidos, nas últimas horas, batendo o popular ChatGPT.
O modelo lançado a 20 de Janeiro, é, de acordo com o criador, comparável ao modelo “o1” da OpenAI, o criador do ChatGPT, na resolução de problemas matemáticos, programação e inferência de linguagem natural.
É uma criação da empresa chinesa de modelação de inteligência artificial DeepSeek, apoiada pela empresa de investimentos quantitativos Huanfang Quant.
A ferramenta de código aberto teve recentemente um impacto significativo na comunidade internacional de programadores e no sector tecnológico devido à sua eficiência e baixo custo – que representa menos de um décimo da despesa de formação do modelo “4o” da OpenAI, segundo a imprensa chinesa.
A empresa tornou públicos os detalhes técnicos do processo de formação, permitindo que outros utilizadores os utilizem como base para o desenvolvimento de outras ferramentas.
O lançamento do DeepSeek-R1 ocorreu na mesma semana em que o Presidente Trump anunciou o projeto ‘Stargate’, que visa investir até 500 mil milhões de dólares (478 mil milhões de euros), nos próximos quatro anos, para construir 20 novos centros de dados para apoiar projetos de IA.