Deixa de ser necessária prova de vacinação, mas uso de máscara mantém-se até dia 28 de Fevereiro
Na cidade de Newark, por determinação da administração Baraka
O presidente da câmara de Newark, Ras Baraka, emitiu na quinta-feira, mais uma ordem executiva no âmbito da pandemia COVID-19, por forma a proteger os moradoras deste que é o maior centro urbano do estado de New Jersey.
O autarca diz continuar a ser necessário manter e fiscalizar uma série de medidas sanitárias, dado que o índice de positividade para a COVID-19 em Newark se mantinha, no período de 6 a 12 de Fevereiro, nos 4,6%. Mas também são aliviadas algumas das regras que estavam em vigor…
Assim, a administra- ção Baraka determina que:
■ A partir de dia 17 de Fevereiro, deixa de ser necessária prova de vacinação em estabelecimentos públicos (restaurantes, ginásios, barbearias, etc – com algumas excepções).
■ Em eventos com 250 pessoas ou mais, é necessário mostrar prova de vacinação ou teste COVID negativo (PCR ou rápido, desde que efectuado 48 horas antes da realização do evento). Esta regra é particularmente importante para as associações portuguesas com sede no Ironbound.
■ Em estabelecimentos públicos com grande capacidade, é necessário sistema de ventilação de ar adequado.
■ Mantém-se em vigor a necessidade do uso de máscara em todos os locais públicos na cidade de Newark quando no seu interior (‘indoor’), até dia 28 de Fevereiro, 2.ª feira. Menores até 2 anos de idade estão isentos.
■ Quem não cumprir esta regra, poderá estar sujeito a multa.
Desnecessário será dizer que, quanto mais estas medidas forem cumpridas, mais depressa sairemos desta situação de pandemia.