Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa da Madeira comemora 153 anos
A Instituição liderada pelo Tenente-Coronel Rui Nunes foi fundada a 9 de Novembro de 1870. “Atualmente, a nossa instituição mantém-se firme no seu compromisso de servir a comunidade madeirense, orgulhando-se da sua história e do impacto positivo que tem na vida das pessoas da região, graças ao trabalho de todos os seus voluntários, funcionários e colaboradores que dia após dia dignificam os 7 princípios fundamentais da Cruz Vermelha”, revela a delegação na sua página oficial do facebook, no dia que completa 153 anos da sua fundação. A CVP – Madeira foi a 5.ª delegação da então designada Comissão Portuguesa de Socorros a Feridos e Doentes Militares em tempo de Guerra, foi instalada no país, no dia 9 de Novembro do ano de 1870. Mas foi uma proposta apresentada em 1911 pelos seus fundadores, Eliseu de Sousa Drumond, José Sotero e Silva, António Agostinho Câmara e Manuel Passos de Freitas, à Câmara Municipal do Funchal (CMF) para um posto de pronto-socorro ao serviço da população, que em Novembro de 1914 é oficialmente instalada a delegação da CVP na Madeira.
É constituída por voluntários habilitados para o socorro pré-hospitalar e tem um piquete diário de emergência composto por duas equipas de ambulância, com tripulação especializada. Mas a CVP-Madeira é muito grande e muito mais que a área de emergência pré-hospitalar e, em 1989, entra a área da educação, inaugurando o ‘infantário Colibri’, depois, foi ampliado em 1993 com o infantário Donamina, que acabou por substituir o Colibri. A instituição realiza a recolha de alimentos e faz a distribuição dos produtos para as famílias carenciadas madeirenses. Tem um voluntariado de apoio geral (VAG) e desenvolve uma vasta actuação na área social, juntamente com as instituições privadas e públicas regionais.
A CVP – Madeira tem trabalhos na área do apoio social em hospitais, centros de saúde e lares, além da recolha de donativos da população. Actualmente, conta com aproximadamente 100 voluntários só na área de emergência pré-hospitalar.