Democratas revelam projecto de lei de imigração de Biden, incluindo um caminho de oito anos para a cidadania

Legisladores e funcionários da Casa Branca revelaram legislação abrangente sobre imigração, incluindo uma proposta de caminho para a cidadania para cerca de 11 milhões de migrantes que vivem sem estatuto legal nos Estados Unidos.

“Estamos aqui porque em Novembro passado, 80 milhões de americanos votaram contra Donald Trump e contra tudo o que ele defendia. Votaram para restaurar o senso comum, a compaixão e a competência no nosso governo, e parte desse mandato é corrigir o nosso sistema de imigração”, disse o senador Bob Menendez, D-N.J., numa conferência de imprensa virtual.

O plano baseia-se na proposta de legislação sobre imigração abrangente que o Presidente Joe Biden apresentou no seu primeiro dia no cargo.

A Lei de Cidadania dos EUA de 2021 inclui: um caminho de oito anos para a cidadania para quase 11 milhões de imigrantes sem documentos; um processo mais curto para o estatuto jurídico dos trabalhadores agrícolas e beneficiários do programa Acção Diferida para Chegadas na Infância; e um plano de execução que inclui a implementação de tecnologia para patrulhar a fronteira. O projecto de lei também pede 4 mil milhões de dólares ao longo de quatro anos “para enfrentar a corrupção, aumentar a segurança e promover a prosperidade” nas comunidades migrantes.” O projecto de lei também estabelece um plano para criar o processamento de refugiados na América Central para desencorajar os migrantes de tentarem viajar para a fronteira EUA-México. O projecto de lei é patrocinado pela Rep. Linda Sanchez, D-Calif., na Câmara dos Representantes e por Menendez no Senado.

O plano de Biden cria um caminho para a legalização dos trabalhadores agrícolas bem como a reforma do actual programa de vistos para os trabalhadores agrícolas, conhecido como o visto H-2A. A Lei cria um caminho para a cidadania para os beneficiários do DACA.

A nova legislação descreve que o caminho para a cidadania dos imigrantes indocumentados começará com um estatuto temporário de cinco anos e, em seguida, poderá candidatar-se a um visto verde, que deve ter durante três anos antes de poder candidatar-se à cidadania. Só os imigrantes não documentados que se encontrem nos Estados Unidos até 1 de Janeiro de 2021 serão elegíveis para o processo de legalização.