DEPOIS DE EXTINÇÃO: Estrela da Amadora de olhos postos na II Liga
O Clube de Futebol Estrela da Amadora foi oficialmente extinto há 10 anos pelo Tribunal do Comércio de Sintra, contudo, renasceu, com as mesmas cores, com um nome ligeiramente diferente, mas com renovada ambição.
A 29 de Setembro de 2009 que os ‘tricolores’ foram legalmente declarados insolventes e deu-se início a um longo processo de sensivelmente ano e meio.
Com várias fases de negociação, os credores, cerca de 200, acabaram por chumbar a última proposta do plano de recuperação apresentado pelo administrador de insolvência.
As dívidas estavam avaliadas em cerca de 28,5 milhões de euros, enquanto o património do Estrela da Amadora rondava os 5,5.
Perante isto, a única solução foi mesmo de fechar as portas, numa decisão confirmada pela juíza Rute Lopes, que, segundo o acórdão, concluiu que não se mostrava “aprovado o plano de insolvência” por não terem sido reunidos os votos de dois terços do valor total dos créditos reclamados pelos credores.
Nesse ano, o futebol sénior já não existia.
A última época de competição tinha sido em 2009/10.
A equipa, a militar na então zona sul da II divisão nacional, terminou na 10.ª posição, com 41 pontos e tinha garantida a manutenção.
Nas suas fileiras, contava entre outros com Abel Camará, emprestado pelo Belenenses e hoje ao serviço do Mafra, Filipe Martins, actual treinador do Casa Pia e um nome que se viria a tornar sonante na época seguinte: Bebé.
Quando forem concluídas as oito jornadas que faltam para o campeonato, seguir-se-á a fase que determina quem ascende à II Liga.
“Vamos fazer tudo para chegar ao final deste campeonato com o melhor resultado possível. Gostaríamos de estar na próxima época na II Liga, mas há um percurso muito complexo, difícil e com adversários muito fortes para que isso aconteça. Temos de ter a certeza de que, aconteça o que acontecer, que deixamos tudo em campo”, disse.
Para já, a única certeza é que SAD dos tricolores, está já a preparar a próxima temporada, equacionando todos os cenários possíveis.