DEPOIS DO CONFINAMENTO, NOVAS MEDIDAS EM NEWARK
Recolher obrigatório e redução no número de pessoas em reuniões e eventos mantém-se em certas áreas da cidade.Taxa de positividade na cidade é de 21%. No bairro leste, 41%.
Depois de 10 dias de confinamento pedido pelo mayor Ras Baraka, o código postal 07105, tal qual como certas áreas dos códigos postais 07104 e 07107 manter-se-ão em estado de recolher obrigatório. Assim, todos os estabelecimentos nessas áreas deverão encerrar às 9 horas da noite, incluindo estabelecimentos considerados essenciais.
Esta situação acontece depois de na sexta-feira Ras Baraka ter anunciado que a taxa de positividade no bairro leste voltou a subir para cima dos 40%. é agora de 41%. A taxa de positividade em toda a cidade de Newark é agora de 21%.
Devido a essa situação Baraka assinou também uma ordem executiva que estipula regras para o funcionamento de esplanadas durante o inverno, nomeadamente em relação ao uso de aquecimento, bem como delimita reuniões a cerca de 25 pessoas, não incluindo aí as chamadas reuniões ou eventos políticos e religiosos, bem como funerais e casamentos.
Durante os 10 dias de confinamento, Ras Baraka referiu que foram encerrados cerca de 53 estabelecimentos, mas o nome dos mesmos não foram tornados públicos.
O LUSO-AMERICANO visitou vários lugares da cidade e foi difícil contabilizar um número próximo dos 53 referidos.
Sobre o confinamento em si, Baraka referiu, “o confinamento serviu um propósito importante de lembrar às pessoas que este vírus continua activo e muito perigoso. Quero agradecer a todos os residentes e empresas de Newark que cooperaram nesta medida, os nossos esforços colectivos resultaram em dados iniciais que mostram que a nossa taxa de positividade pode vir a cair e prevemos quedas acentuadas quando tivermos a totalidade dessa informação disponível”.
De referir que Ras Baraka referiu na passada sexta-feira que a subida da taxa de positividade tinha por base dados da semana anterior ao confinamento decretado. No final desta semana deverão ser conhecidos os primeiros resultados em relação à primeira semana de confinamento.
Por outro lado Baraka referiu o esforço da cidade em aumentar o número de residentes que estão a fazer o teste de Covid-19. “Apesar de alguns negócios se preocuparem mais com factores económicos a verdade é que os nossos residentes fizeram o que queríamos e foram realizados mais testes, sinal de que os nosso residentes estão conscientes desta grave situação.
De referir, que Newark tem contabilizados mais de 700 mortes por Covid-19 desde o principio da pandemia. No último fim-de-semana foram contabilizados mais 574 casos de Covid-19 em três dias, o que representa uma média de mais de 190 casos por dia, sinal evidente que esta pandemia está muito longe de estar controlada e em Newark mantém-se uma grande preocupação.