DEPRESSÃO: Spray nasal ajuda a combater resistência ao tratamento

A depressão é uma epidemia silenciosa que afecta milhões de pessoas em todo o mundo. 

Para muitos, os tratamentos padrão proporcionam alívio. 

Mas para um subconjunto de doentes, conhecidos como aqueles com depressão resistente ao tratamento (DRT), o caminho para a remissão está repleto de tratamentos falhados e perda de esperança.

Na UE, o spray nasal de escetamina (NS), quando combinado com um ISRS ou um IRSN, está aprovado para adultos com Transtorno Depressivo Major resistente ao tratamento, e que para um episódio depressivo moderado a grave, não responderam a pelo menos dois tratamentos antidepressivos distintos. 

As principais conclusões do estudo ESCAPE-TRD, que compara o escetamina-SN e a quetiapina de libertação prolongada (LP), ambas administradas em combinação com um antidepressivo convencional, acabam de ser publicadas pelo New England Journal of Medicine. 

A Janssen Pharmaceutica NV (Janssen), uma empresa da Johnson & Johnson, foi responsável pela concepção e coordenação do estudo.

A depressão resistente a tratamento (DRT) é uma forma particularmente desafiante de transtorno depressivo major. 

Como explica Albino Oliveira-Maia, director da Unidade de Neuropsiquiatria da Fundação Champalimaud e coordenador nacional do estudo em Portugal, “a DRT é definida como a persistência de sintomas depressivos apesar da prescrição adequada (dose/ duração) de pelo menos dois medicamentos antidepressivos diferentes”. 

Apesar das repetidas tentativas terapêuticas, os sintomas depressivos destes doentes permanecem.

Historicamente, a DRT sempre representou um desafio significativo. 

Um estudo do Instituto Nacional de Saúde Mental (NIMH) revelou que, embora um terço dos doentes com depressão tenha encontrado remissão com o tratamento inicial, os tratamentos subsequentes tiveram retornos decrescentes, com apenas 10-15% a atingir a remissão na terceira tentativa de tratamento. 

Esta dura realidade amplifica a necessidade de estratégias de intervenção mais eficazes.