DÉRBI DE ALVALADE: Geny Catamo volta a decidir para os ‘leões’
Geny Catamo voltou segunda-feira a decidir o dérbi da I Liga de futebol frente ao Benfica, ao marcar o único golo do jogo da 16.ª jornada, devolvendo o Sporting ao comando da prova, na estreia de Rui Borges.
Quase nove meses depois de um ‘bis’, também em Alvalade, que permitiu aos ‘verde e brancos’, então orientados por Ruben Amorim, vencer por 2-1 e ‘embalar’ definitivamente para o título de 2023/24, o moçambicano resolveu, desta vez, com um golo solitário, aos 29 minutos.
Mais do que recolocar os campeões nacionais na liderança do campeonato, em igualdade com o FC Porto (40 pontos), o triunfo devolveu à equipa, que vai no terceiro treinador da época (já ‘caíram’ Ruben Amorim e João Pereira), a confiança para segurar uma vantagem mesmo quando o adversário se superiorizou nalguns momentos do encontro.
Rui Borges advertiu, na antevisão do dérbi, que a equipa iria sofrer “dores de crescimento” e solicitou “atitude” para ultrapassar os momentos em que o adversário fosse superior, e os seus jogadores corresponderam, apesar de alguns momentos de evidente ansiedade na segunda parte, o melhor período dos visitantes.
No seu primeiro jogo no banco, o novo técnico dos ‘leões’ não hesitou em cortar com o passado recente da equipa e assumiu de imediato uma linha de quatro defesas, com Quaresma a fechar na direita e Matheus Reis na esquerda, enquanto Diomande e St. Juste preenchiam as zonas mais centrais.