DESCOBERTA: Fármaco impede crescimento de tumor pancreático
Investigadores dos Estados Unidos revelaram uma nova via para combater uma forma agressiva de cancro pancreático com um mau prognóstico devido à resistência às terapias convencionais.
O cancro pancreático é uma doença agressiva na qual se formam células malignas nos tecidos do pâncreas, uma glândula que ajuda na digestão e na regulação do açúcar no sangue, no entanto, este cancro é difícil de detectar precocemente.
Os investigadores identificaram um novo fármaco que impede eficazmente o crescimento de tumores pancreáticos que são dependentes do gene KRAS mutante, que causa o cancro, através da avaliação de doentes cujos tumores pancreáticos continham este gene.
Os investigadores descobriram uma ligação entre a hiperactivação da proteína CDK e a dependência do KRAS mutante e exploraram a mesma para combater o cancro pancreático provocado pelo KRAS mutante.
Na investigação foi traçado um plano das células cancerosas do pâncreas através da fosfoproteína global, o que permitiu ver como os tumores viciados e não viciados diferem ao nível da fosfoproteína. Foram encontradas duas proteínas, a CDK1 e a CDK2, que indicavam as células que eram viciadas em KRAS mutante.