Desequilíbrio do ciclo hidrológico do clima ameaça acesso a água 

O ciclo hidrológico do planeta desequilibrou-se devido às alterações climáticas, pondo em risco o acesso de milhões de pessoas à água no longo prazo, segundo um relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM) apresentado. A informação analisada pelos peritos daquela agência especializada das Nações Unidas confirmou também que o degelo e o derretimento da neve e dos glaciares estão a aumentar o risco de inundações. 

“Os glaciares e a camada de gelo estão a recuar diante dos nossos olhos”, disse o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, esclarecendo que esta situação está relacionada com a subida das temperaturas, uma vez que uma atmosfera mais quente retém mais humidade. 

A presença de mais humidade na atmosfera leva, de acordo com a OMM, a crescentes episódios de chuva intensa e inundações, mas também a uma maior evaporação, significando que os solos secam rapidamente e geram secas mais extremas. 

“A grande maioria das catástrofes está relacionada com a água, razão pela qual a gestão e a monitorização dos recursos hídricos estão no centro da iniciativa mundial de alerta rápido para todos”, disse o responsável da organização, que reúne os conhecimentos e as informações recolhidas pelos gabinetes meteorológicos nacionais de todo o mundo.