DIA DE PORTUGAL EM ELIZABETH, NJ: Cerimónia de imposição de faixas aos ‘marshals’

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

O comité organizador dos festejos do Dia de Portugal na cidade de Elizabeth, estado de New Jersey, levou a efeito quinta-feira (3), a simbólica cerimónia de imposição de faixas aos ‘Marshals’ de 2022 – ano em que as cerimónias atingem o seu 44.º aniversário. Sob a batuta do mestre-de-cerimónias Rogério Pestana, as cerimónias da noite centraram-se assim sobre o ‘Grand Marshal’ Joaquim Panarra, o ‘Honorary Marshal’ Pedro Monteiro (Cônsul-Geral de Portugal em Newark, NJ) e o ‘Marshal’ a título póstumo, Carlos Riquinha.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Elementos da comissão organizadora do Dia de Portugal com os ‘Marshals’ na cerimónia de imposião de faixas

As faixas foram impostas pelo actual presidente da comissão, Jorge Costa, que, no final, ao usar da palavra, lembrou o significado da imposição de faixas, louvou o trabalho que o grupo de voluntários tem vindo a desenvolver e pediu a colaboração de todos, por forma a equilibrar a falta de actividade e de angariação de fundos ao longo do difícil período da pandemia.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Jorge Costa, presidente da comissão organizadora do Dia de Portugal, com o ‘Grand Marshal’ Joaquim Panarra na cerimónia de imposião de faixas

Ao reagir à imposição da faixa de ‘Grand Marshal’, que recebeu do seu antecessor, Serapião Reis, Joaquim Panarra sublinhou “ser uma honra e um privilégio representar a comunidade portuguesa em Elizabeth. (…) Aceitei este cargo com a consciência de quem assume uma responsabilidade.”

Panarra diz querer, como ‘Grand Marshal’, dar voz “a todos aqueles portugueses e portuguesas que, de uma forma incógnita, deram o seu trabalho, esforço e dedicação para um bem comum. Muitas vezes são esquecidos, mas a sua devopção à causa comunitária é completa.”

Joaquim Panarra lembrou ainda as origens enraízadas na “minha querida Beira-Alta, concelho de Celorico da Beira e Vila Boas – de humildade, fidelidade e honestidade.”

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Jorge Costa, presidente da comissão organizadora do Dia de Portugal, o presidente do PISC, Fernando Albuquerque, e o ‘Honorary Marshal’ Pedro Monteiro, Cônsul-Geral de Portugal em Newark, na cerimónia de imposião de faixas

Pedro Monteiro, por sua vez, disse ter ficado igualmente lisonjeado pela atribuição da faixa de ‘Honorary Marshal’, lembrando que a proximidade do Consulado à comunidade se faz precisamente porque aquele organismo existe para a servir. Lembrou a colaboração dos funcionários do Consulado-Geral nessa engrenagem (incluindo duas ali presentes), prometendo continuar sempre acessível e atento às necessidades dos portugueses residentes na sua área de jurisdição.

A faixa a título póstumo foi recebida pela viúva de Carlos Riquinha, com a presença ainda de outros familiares, num dos momentos mais emotivos da noite.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Elementos da direcção do PISC

Mencione-se ainda a presença de várias individualidades no evento – entre elas o presidente da casa anfitriã, Fernando Albuquerque, o vereador-geral Manny Grova Jr., o comissário do condado Sérgio Granados, duas membros do Comité Escolar da cidade de Elizabeth, Maria Carvalho e Stephanie Pestana, o juiz municipal Júbilo Afonso, a presidente do PALCUS Katherine Soares e o presidente do Elizabeth Portuguese Lions Club, Jaime Lopes.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Jorge Costa, Pedro Monteiro e Joaquim Panarra com o vereador-geral Manny Grova, o Comissário do condado Sérgio Granados e duas membros do Comité Escolar, Maria Carvalho e Stephanie Pestana

A ocasião serviu ainda para que se fizesse a entrega dos prémios às três melhores representações na última parada do 10 de Junho.

Os hinos de Portugal  dos EUA foram entoados por Margareth de Jesus e Jennifer Ramalho.

A cerimónia, com comeretes-e-beberetes, serviu ainda para que os presentes pudessem admirar uma exposição alusiva ao historial da Comissão do Dia de Portugal, com fotografais e objectos que espelham os seus mais de quatro décadas de actividade.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O cônsul-geral Pedro Monteiro om as funcionárias Sila Santos e Paula Seca e respectivos maridos

Decorreu ainda à margem da cerimónia uma prova de vinhos e de queijos portugueses.

O programa de actividades alusivas ao 10 de Junho este ano em Elizabeth arrancou assim este 3 de Março, indo até 8 de Junho próximo com cerca de uma dezenas de actividades. O epicentro dos festejos terá dois pólos: a cerimónia do içar da bandeira dia 3 de Junho, no edifício do ‘City Hall’, e a parada, a 5 do mesmo mês.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Voluntarios jovens ligados ao evento

Para informações sobre o Dia de Portugal em Elizabeth, vá a: www.ElizabethPortugalDay.com.