Dia de Portugal já se celebra há 50 anos na cidade de Yonkers, estado de Nova Iorque
A 50.ª celebração do Dia de Portugal em Yonkers teve lugar no passado dia 11 de Junho em frente ao City Hall desta cidade do Condado de Westchester que alberga uma importante comunidade portuguesa e luso-americana.
Seria demasiado longo percorrer os 50 anos de celebrações, mas teremos, naturalmente, de lembrar o ano de 1972, quando a bandeira portuguesa subiu pela primeira vez ao mastro colocado em frente do City Hall. A cerimónia coincidiu também com o quarto centenário da publicação de ‘Os Lusíadas’.
O programa de Junho de 1972 começou às 10 horas da manhã com o içar das bandeiras portuguesa e americana no City Hall, seguido por boa presença de público e diversas figuras políticas locais. Ao início da tarde, na escadaria do City Hall, o Mayor Alfred Del Bello leu uma proclamação sobre o Dia de Portugal, cujo texto entregou a António Estrela, presidente do clube português da cidade.
Registaram-se intervenções do senador estadual e sócio honorário do clube, John Flynn, e de várias figuras da administração municipal, intervindo ainda para focar o significado da celebração José Oliveira, um sócio histórico da agremiação, Augusto Branco, sócio N.º1, e António Estrela, presidente do clube.
A celebração continuou pela tarde com a exibição do Grupo Folclórico do clube com cantares e bailados portugueses, tudo dentro de um são convívio comunitário.
Mas a história mais longa do Dia de Portugal em Yonkers pode ser lida no livro “As atribulações do 10 de Junho até se tornar Dia de Portugal”, de que é autor Fernando dos Santos. Saliente-se que, nesse volume, são também referidas as atribulações da celebração em Yonkers nos anos posteriores ao golpe de estado de 1974 durante o chamado Processo Revolucionário em Curso (PREC).