DIABETES: Investigadores suecos fazem descoberta relevante
Investigadores da Suécia mostraram que os cílios primários desempenham um papel importante no fornecimento de sangue e entrega de glicose às células beta produtoras de insulina nas ilhotas pancreáticas.
Quando os níveis de glucose no sangue sobem, as células beta nas ilhotas pancreáticas libertam insulina para a corrente sanguínea, desencadeando a absorção de glicose em vários tecidos.
A investigação mostrou que a glicose e outros nutrientes devem atravessar a barreira vascular para atingir as células beta dentro das ilhotas pancreáticas e a insulina recentemente libertada deve atravessar os vasos sanguíneos na corrente sanguínea para atingir os seus tecidos-alvo.
Os investigadores afirmaram que as células endoteliais podem ser encontradas no interior dos vasos sanguíneos e que os vasos nas ilhotas pancreáticas formam uma rede densa com muitos poros pequenos na membrana celular endotelial, facilitando a troca de moléculas através da parede do vaso.
Os investigadores investigam como a formação e função dos vasos de ilhotas pancreáticas são afectadas por cílios primários, pequenas estruturas semelhantes a cabelos encontradas em células beta e células endoteliais.
Examinaram um modelo de rato da Síndrome de Bardet-Biedl, uma doença causada por disfunção ciliar, e conseguiram mostrar que quando os cílios endoteliais são disfuncionais, o fornecimento de sangue às ilhotas pancreáticas é menos eficiente, sendo que os vasos recém-formados têm diâmetros maiores e menos poros que permitem a passagem de nutrientes através da parede do vaso.