Diogo Ribeiro vence terceiro título mundial
Diogo Ribeiro conquistou no sábado o título mundial de natação em juniores nos 50 metros mariposa, em Lima, com recorde do mundo do escalão, juntando esta conquista às medalhas de ouro nos 50 livres e nos 100 mariposa.
O nadador do Benfica, de 17 anos, venceu a prova em 22,96 segundos, melhorando em nove centésimos o recorde do mundo júnior, que estava na posse do russo Andrei Minakov (23,05), desde Outubro de 2020, retirando também 11 centésimos ao recorde nacional, que já lhe pertencia.
Diogo Ribeiro venceu confortavelmente a final, deixando o checo Daniel Gracik, na segunda posição, a meio segundo (23,46), e o dinamarquês Casper Puggaard, no terceiro lugar, a um segundo (23,96), após abdicar da meia-final dos 100 metros livres, para a qual se tinha qualificado com o melhor tempo das eliminatórias, à frente do recordista mundial absoluto, o romeno David Popovici.
O nadador do Benfica, de 17 anos, treinado por Alberto Silva, já tinha conquistado, na capital peruana, os títulos mundiais de juniores nos 50 livres e nos 100 mariposa.
O detentor dos recordes nacionais dos 100 metros livres (48,52 segundos) e 100 (51,61) e 50 (22,96) mariposa, distância em que conquistou a medalha de bronze nos últimos Europeus absolutos, em Roma.
À luz dos êxitos desportivos, a Câmara de Coimbra vai atribuir ao nadador a medalha da cidade por mérito desportivo.
O presidente do Benfica, Rui Costa, felicitou Diogo Ribeiro, referindo que no desporto, assim como na vida, todas as oportunidades contam e nunca é cedo demais para deixar uma indelével marca na história. O que Diogo Ribeiro alcançou nos mundiais juniores de natação deixa o Sport Lisboa e Benfica profundamente orgulhoso e um país inteiro a sonhar com feitos ainda mais distintos no futuro”, disse Rui Costa, numa mensagem divulgada no sítio oficial do clube.
O primeiro-ministro, António Costa, também congratulou Diogo Ribeiro pelas suas conquistas, no que considerou ser “um orgulho para o desporto nacional”, escreveu o chefe de Governo na rede social Twitter.
Também Marcelo Rebelo de Sousa e Augusto Santos Silva felicitaram o atleta português por este feito histórico no desporto nacional.