DIPLOMACIA: Senado confirma nomeação de nova Embaixadora dos EUA em Portugal
Por HENRIQUE MANO | News Editor
O comité de Relações Exteriores do Senado confirmou dia 10 de Março a nomeação de Randi Charno Levine, de 61 anos, para embaixadora extraordinária e plenipotenciária dos Estados Unidos em Portugal. A sessão foi conduzida pelo senador Robert Menendez (D-NJ), que o preside, com votação braço no ar.
Levine havia sido nomeada pelo presidente norte-americano Joe Biden no passado dia 4 de Dezembro de 2021.
A figura filantrópica é considerada uma embaixadora cultural e defensora de causas ligadas às artes e pertence a um rol de organizações ligadas ao sector, nomeadamente o Hamptons International Film Festival, National Portrait Gallery, Anna Wintour Costume Center e o New Museum.
Está casada com Jeffrey E. Levine, proprietário de duas grandes companhias de construção civil baseadas em Queens, NY – ‘Douglaston Development’ e ‘Levine Builders’, de quem tem 3 filhos.
O casal Levine vive entre Manhattan (onde possui uma townhouse de interesse histórico no bairro de Greenwich Village, avaliada em $12.75 milhões de dólares) e a casa de praia em Quoque, Long Island, também ela no valor de $13.7 milhões.
Os Levine surgem na lista de apoiantes da campanha do presidente Joe Biden como tendo contribuído com pelo menos 100 mil dólares.
A Embaixada dos Estados Unidos estava sem representante máximo desde que o seu último embaixador, George Glass, nomeado por Donald Trump, regressou aos Estados Unidos.
A embaixada em Lisboa estava sob comando da encarregada de negócios Kristin M. Kane desde 20 de Janeiro de 2021.