DISCIPLINA: I Liga é a pior da Europa e das piores do mundo
Portugal tem das ligas profissionais com as maiores médias de cartões por jogo.
É esta a conclusão do último estudo do CIES – Observatório do futebol -, publicado na quarta-feira passada.
O estudo incidiu sobre 76 ligas mundiais para analisar o número de cartões amarelos e vermelhos por partida, desde Janeiro de 2020 até 20 de Março de 2023.
A II Liga portuguesa é a pior da Europa, a 5.ª pior do Mundo, com uma média de 6,04 cartões por partida (5,72 amarelos e 0,32 vermelhos por jogo), num total de 927 jogos.
Portugal volta a ficar mal na fotografia quando se analisa os principais campeonatos europeus.
É que a Primeira Liga é a pior da Europa (8.ª a nível mundial), com uma média de 5,90 cartões mostrados nos 1016 jogos analisados.
A principal liga ucraniana, com média de 5,76 cartões por jogo, aparece a seguir entre os campeonatos do Velho Continente.
A pior liga do mundo neste aspecto é a boliviana, com um total de 7,01 cartões por jogo, sendo que a média de cartões vermelhos é de 0,55.
Sete ligas da América Latina aparecem no ‘top-ten’, onde se incluem as duas ligas portuguesas (I e II Ligas) e a principal liga ucraniana.
Se nos centrarmos apenas nos cartões vermelhos, vemos que o ‘top-ten’ é totalmente ocupado por ligas sul-americanas.
Aqui o futebol português volta a ficar mal na fotografia: fora da América Latina, a liga com pior média de cartões vermelhos por partida é a Primeira Liga (0,35 expulsões por partida).
Analisando apenas os cartões amarelos, a Segunda Liga aparece no 4.º posto entre as 76 ligas abrangidas pelo estudo.
Só nas principais ligas boliviana, uruguaia e equatoriana se mostram mais amarelos que no escalão secundário do futebol profissional português.
No lado oposto encontramos a segunda liga japonesa, com 1,99 cartões por partida.
De seguida aparece a principal liga do Japão (J-League), com média de 2,19 cartões por jogo.
Seguem-se as duas ligas profissionais dos Países Baixos (Eredivise com 3,09 cartões, Eredivisie 2 com 3,19 cartões por partida), a liga norueguesa (3,27) e a Premier League inglesa, campeonato onde é mostrado uma média de 3,49 cartões por encontro.