Donald Trump anuncia planos para cativar minorias negra e latina

A plataforma flutuante que está a ser construída ao largo da Faixa de Gaza para levar mais ajuda ao enclave, projecto onde estão envolvidas as Forças Armadas norte-americanas, custará cerca de 300 milhões de euros, revelou esta segunda-feira, o Pentágono.

A sua porta-voz, Sabrina Singh, frisou aos jornalistas que o custo de 320 milhões de dólares (cerca de 298 milhões de euros, à taxa de câmbio actual) é uma estimativa aproximada para o projecto e inclui o transporte dos equipamentos e secções do cais, dos EUA para a costa de Gaza, bem como as operações de construção e entrega de ajuda.

Fotos de satélite analisadas segunda-feira pela Associated Press mostram o USNS Roy P. Benavidez a cerca de oito quilómetros do porto em terra, onde a base de operações do projecto está a ser construída pelos militares israelitas.

Autoridades dos EUA e de Israel disseram que esperam ter o cais flutuante no lugar, a ponte ligada à costa e as operações em andamento até início de Maio. De acordo com o plano dos militares dos EUA, a ajuda será embarcada em navios comerciais no Chipre para navegar até à plataforma flutuante.

As paletes serão carregadas em camiões, por sua vez carregados em navios menores que viajarão até à ponte flutuante. Esta será anexada à costa pelas Forças de Defesa de Israel.

O novo porto fica a sudoeste de Gaza, um pouco a norte de uma estrada que corta Gaza e que os militares israelitas construíram durante os atuais combate.