Donald Trump elogia invasão do Capitólio
Donald Trump elogiou a invasão do Capitólio, tentando legitimá-lo como um protesto contra uma eleição que diz ter sido manipulada.
“Seis de Janeiro não foi apenas um protesto, foi um dos maiores movimentos da história do nosso país para tornar a América grandiosa novamente”, disse o antigo chefe de Estado, numa alusão ao slogan que utilizou nas eleições de 2016. Naquele dia, milhares de apoiantes do ex-Presidente republicano reuniram-se em Washington num comício para denunciar o resultado da eleição de 2020, de que Trump saiu derrotado.
A Comissão 6 de Janeiro, composta por 7 democratas e 2 republicanos, ouviu mais de mil testemunhas, incluindo dois filhos do ex-Presidente e analisou 140 mil documentos para esclarecer a responsabilidade exacta de Donald Trump no evento que abalou a democracia norte-americana.
Os apoiantes da comissão consideram este trabalho essencial para garantir que um dos episódios mais sombrios da história dos Estados Unidos nunca se repita. No entanto, a maioria dos republicanos denuncia o trabalho do grupo de congressistas eleitos da comissão como uma “caça às bruxas”.
As imagens de uma multidão a invadir a sede do Congresso dos Estados Unidos chocaram o mundo.