Donald Trump falha pagamento de caução no valor de $456M

Os advogados do ex- presidente informaram o tribunal de Nova Iorque, esta segunda-feira, que Donald Trump não consegue apresentar o montante da caução pedida após ser condenado por fraude civil, no mês passado: 456 milhões de dólares, que equivalem a 415 milhões de euros.

Este corre agora o risco de ver os seus bens apreendidos pelo estado como forma de garantia, após a procuradora-geral de Nova Iorque, Letita James (democrata), ter declarado que o tentará fazer após esta falha.

Trump recorreu à sentença (a 26 de Fevereiro) poucos dias após a decisão ser oficializada, pedindo a suspensão da pena e tendo proposto o pagamento de apenas 100 milhões de dólares como caução.

Nessa altura, não foi obrigado a pagar a multa ou a pagar uma fiança para poder recorrer, e a interposição do recurso não interrompeu automaticamente a execução da sentença.

Trump afirma possuir um património de vários milhares de milhões de dólares e testemunhou no ano passado que tinha cerca de 400 milhões de dólares em dinheiro, além de propriedades e outros investimentos.

Em Janeiro, o júri ordenou que pagasse 83,3 milhões de dólares à escritora E. Jean Carroll por difamação, após esta o ter acusado em 2019 de agressão sexual numa loja de roupa interior em Manhattan, na década de 1990.

Trump emitiu só recentemente uma fiança a cobrir este valor enquanto recorre à sentença.