Donald Trump saiu do hospital e já voltou à Casa Branca
O presidente norteamericano, Donald Trump, deixou esta segunda-feira o Centro Médico Militar Walter Reed, onde se encontrava internado por estar infectado com a covid-19.
À saída, pouco depois das 18.30 locais, fez vários gestos dando conta que estava bem, nomeadamente com o punho fechado e levantando o polegar. Depois entrou numa viatura que o transportou até ao helicóptero Marine One que o levou à Casa Branca, onde… tirou a máscara.
“Estou-me a sentir bem! Não tenham medo da covid. Não deixem que domine as vossas vidas. Desenvolvemos, sob a Administração Trump, alguns medicamentos e conhecimentos muito bons. Sinto-me melhor do que há 20 anos”, indicou o presidente algumas horas antes de receber alta.
Antes de deixar o hospital, Trump prometeu voltar à campanha presidencial em breve e referiu-se às sondagens como “falsas” num tweet bem ao seu estilo.
Trump diz que não se deve ter medo da covid-19, uma doença que já atingiu quase 7,5 milhões de norte-americanos e causou a morte a 210 mil. O médico da Casa Branca, Sean Conley, revelou que o presidente tem continuado a melhorar e que cumpre todos os requisitos para ter alta. “Apesar de não estar ainda completamente livre de perigo, a equipa e eu concordamos que todas as nossas avaliações e o seu estado clínico apoiam o seu regresso a casa onde estará rodeado de cuidados médicos de classe mundial 24 horas por dia, sete dias por semana”, disse, acrescentando mais tarde que já no domingo à tarde cumpria esses requisitos.
Questionado sobre se estava a apressar a alta de Trump, Conley lembrou que os médicos procuram sempre que os pacientes possam regressar a casa rapidamente, desde que estejam em segurança. “Cada dia que um doente fica no hospital sem ser necessário é um risco e neste momento não há nada que estamos a fazer aqui que não possa ser feito em casa”, disse Conley.