Dora Marujo Dias foi a grande vencedora do 1º concurso de fotografia de telemóvel organizado pelo Consulado de Portugal em Newark

Dora Marujo Dias foi a grande vencedora do 1º concurso de fotografia  de telemóvel organizado pelo consulado geral de Portugal em Newark com o apoio do Camões I.P. – Instituto de Cooperação e da Língua, que tinha sido lançado no último trimestre de 2020.

o júri composto  pela fotógrafa freelancer Mónica Jorge, pelo fotógrafo e repórter Henrique Mano e pelo Adjunto para o ensino do Português nos EUA José Carlos Adão escolheu também o segundo e terceiro classificados que foram atribuídos respectivamente a Gil Soares e Miguel Silva. Foram ainda atribuídas 3 menções honrosas a Ricardo Salvador, Dayanne Escale e Vitorino Silva.

Os 3 primeiros classificados receberão como prémio um Kit fotográfico com máquina fotográfica digital reflex, tripés e filtros (1º classificado) e uma máquina fotográfica digital reflex (2º E 3º classificados).

Segundo, a comunicação enviada pelo consulado de Portugal aos meios de comunicação social, a iniciativa teve como  objectivo  estimular a fotografia como forma de expressão quotidiana e artística , promovendo a partilha de experiências e memórias, sobretudo no seio da comunidade portuguesa nos Estados Unidos.

O concurso foi considerado um sucesso já que foram submetidas cerca de uma centena de fotografias a concurso.

Ainda segundo os responsáveis este concurso correspondeu às expectativas, foi realizado durante a pandemia, e poderá voltar a ser realizado, já que a qualidade dos trabalhos apresentados assim  o justifica.