Douro é Cidade Europeia do Vinho em 2023 e tem dezenas de iniciativas programadas

O Douro é a Cidade Europeia do Vinho em 2023, estando prevista a realização de dezenas de iniciativas ao longo do ano para mostrar o território à Europa, promover o enoturismo, a cultura, o património e o vinho.

A Comunidade Inter-municipal do Douro (CIM Douro) disse esta segunda-feira, em comunicado, que a gala de apresentação do Douro Cidade Europeia do Vinho realizar-se-á no dia 04 de Fevereiro, em Lamego.

“All Aroud Wine, All Around Douro” é o lema da candidatura do Douro à Cidade Europeia do Vinho 2023 e este galardão, conquistado em junho, em Bruxelas, é, segundo a CIM, “um dos mais importantes da história da região”, que é património mundial da humanidade desde 2001.

A cidade do Peso da Régua já tinha tentado o título em 2018 e dessa experiência resultou uma candidatura de âmbito regional, que envolveu os diferentes agentes do Douro.

Sem especificar quais, a CIM Douro disse que está prevista a realização de “dezenas de iniciativas ao longo do ano” para mostrar o território à Europa.

“O Douro Património da Humanidade será, assim, uma referência europeia no vinho, na vinha, na cultura e na celebração harmoniosa da natureza e da obra secular realizada por gerações de durienses”, referiu a comunidade intermunicipal.

Salientou ainda que este é “tido como um dos maiores desafios coletivos que o Douro já assumiu em toda a sua história, materializando o desejo e o pulsar de toda uma região”.