Dr. Fauci diz que faltou transparência da China no combate ao covid-19
Na segunda-feira, 28 de Novembro, o epidemiologista chefe dos EUA, Anthony Fauci, defendeu que faltou transparência e uma maior proteção da população mais vulnerável na estratégia do Governo chinês de combate à pandemia de covid-19.
“Em tudo o que enfrentámos nas últimas décadas, seja a gripe das aves ou o SARS original em 2002, mesmo quando não há nada a esconder, eles atuam de forma suspeita e não transparente”, afirmou Anthony Fauci em declarações ao canal de televisão NBC, citado pela agência EFE.
O epidemiologista, que deixará o cargo em dezembro, considerou que tal pode acontecer por o Governo chinês não querer ser visto como culpado. “Não tens culpa se algo acontecer no teu país, mas averiguemos o que aconteceu para podermos ser transparentes a esse respeito e evitar que aconteça no futuro”, afirmou.
Fauci, rosto dos EUA no combate à pandemia de covid-19 no país, considerou ainda que os confinamentos na China têm sido particularmente severos, sem deixar claro à população qual a meta traçada.
“O objetivo final era que toda a gente fosse vacinada. Então podes compreender os confinamentos temporários (como os do início da pandemia). Entretanto, eles (o povo chinês) entraram em confinamentos prolongados, sem nenhum ganho aparente, o que não faz sentido do ponto de vista da saúde pública”, concluiu.