Duas Américas lutam pela vice-presidência
Seja qual for o eleito nas presidenciais norte-americanas, no próximo dia 3, o vencedor terá sempre a particularidade de ser o mais velho político a ascender à chefia de Estado na história do país. Donald Trump, actual presidente, republicano, tem 74 anos. Joe Biden, democrata, pode vencer as eleições com 77 e tomar posse com 78, já que celebra o aniversário a 20 de Novembro e, ganhando, é empossado em Janeiro. Quer isto dizer que, em termos estritamente etários, os vice- presidentes nunca tiveram tanta relevância como agora. E a sorte ou azar – calhou a Mike Pence, que está a exercer o cargo, e à senadora Kamala Harris.
E, neste caso, previsivelmente, os opostos não se atraem. Ela tem 56 anos e é a primeira mulher negra – de ascendência jamaicana e indiana a candidatar-se à vice- presidência. Liberal e progressista.
Aos 61 anos, Pence é um conservador “amado” por todos os evangélicos dos Estados Unidos, sector com fortíssimo poder político. Apesar da sua acção na Casa Branca ser comparada à de um fantasma na sombra do presidente, os analistas acreditam que a influência na Administração, e mesmo no Partido Republicano, é bem mais substancial do que a postura aparenta. Para isso, rodeou-se de um “comité” de republicanos em quem confia e é com eles que trabalha.