DUAS CIDADES PORTUGUESAS NA LISTA ‘THE WORLD’S GREATEST PLACES OF 2021’ DA REVISTA ‘TIME’
Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO
A norte-americana ‘Time’, uma das publicações generalistas de referência em todo o mundo, acaba de publicar a lista daqueles que considera os melhores locais do planeta em 2021. A ‘The World’s Greatest Places of 2021’ indica apenas 100 localidades em todos o mundo que, na óptica dos editores da revista, são destinos turísticos de topo a não perder.
A reportagem está disponível tanto na edição em papel da ‘Time’, como na digital [https://time.com/collection/worlds-greatest-places-2021/].
No grupo de uma centena de destinos, escolhidos pela rede internacional de correspondentes e colaboradores, estão países, regiões, cidades e até pequenas vilas nos 7 continentes.
A lista inclui 21 destinos nos EUA (incluindo Nova Iorque, Las Vegas, Los Angeles, Savannah e Seattle); a Europa contribui com um quarto das escolhas, surgindo com 28 destinos.
Arouca e Coimbra são as duas municipalidades portuguesas escolhidas; ao descrever a primeira, a ‘Time’ sublinha as igrejas brancas e a praça de azulejos da cidade “ uma hora a sul do Porto.” E acrescenta a sua mais nova atracção, a 516 Arouca, considerada maior ponte pedonal do mundo, “que está a despertar atenção global” para Arouca. Merecem ainda atenção o Geoparque da região, pertencente à rede de parque ecológicos protegidos pela UNESCO, s ruínas medievais romanas e o monastério.
O texto relativo a Coimbra menciona a universidade (a mais antiga de Portugal, fundada em 1290) e o facto de a cidade ter sido a capital do país no século XIII; foca-se ainda nas atracções modernas de Coimbra, entre elas o primeiro hotel do fabricante sueco de camas ‘Hastens’ e o Museu de Arte Contemporânea. Há ainda referência ao esforço de Coimbra em manter e restaurar as suas relíquias arquitectónicas, nomeadamente o monastério de Santa Clara-a-Velha, nas margens do rio Mondego.