É PORTUGUÊS (E FICA NO IRONBOUND) O “MELHOR RESTAURANTE DE MARISCO EM NEW JERSEY”

Por HENRIQUE MANO | News Editor | Newark, NJ

O grupo norte-americano de média 24/7 Tempo, cujos conteúdos são publicados em alguns dos maiores órgãos de comunicação social nos EUA (do MSN MarketWatch ao USAToday, AOL e jornais e estações de rádio e TV), acaba de considerar o “Sol-Mar” o melhor restaurante de marisco no estado de New Jersey. O conhecido espaço de restauração no Ironbound, da dupla pai e filho de empresários do sector, António e Luís Nobre, surge assim na lista “Best Seafood Restaurant in Every State” a representar o “Estado Jardim”.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O empresário António Nobre (de pé) e o gerente-geral (e filho) Luís Nobre na sala-de-jantar do “Vila Nova de Sol-Mar”

Na avaliação feita ao restaurante da Ferry Street, os editores do 24/7 Tempo lembram que, “para além de uma larga selecção de carnes […], o Sol-Mar especializa-se em pratos de frutos do mar como paelha, amêijoas à bulhão Pato, salada de polvo e bacalhau à Brás.”

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Um dos pratos do cardápio do “Sol-Mar”

O 24/7 Tempo integra o grupo 24/7 Wall St. Media Network., sediado em Delaware, de produção de conteúdos para a imprensa. Chega a disseminar mais de 30 artigos por dia, com leitores em todo o mundo.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O restaurante da Ferry Street já está de portas abertas há mais de meio século

Ao reagir à notícia, e falando ao jornal LUSO-AMERICANO, o empresário António Nobre afirma: “A nossa rotina é de tanto trabalho, no quotidiano, que quase se torna um ritual mecânico – até que um dia se atinge uma meta: e este reconhecimento do 24/7 Tempo é isso, é o atingir de uma meta. Não ganhámos o mundo, mas conquistámos respeito e admiração pelo trabalho exausto que nos dá muito prazer porque quem não tiver paixão por este negócio, que não se meta nele. O coração precisa de estar em cima da mesa connosco, para se poder servir um cliente e dar amor a um prato que se serve à mesa.”

❝NÃO GANHÁMOS O MUNDO, MAS CONQUISTÁMOS RESPEITO E ADMIRAÇÃO PELO TRABALHO EXAUSTO QUE NOS DÁ MUITO PRAZER PORQUE QUEM NÃO TIVER PAIXÃO POR ESTE NEGÓCIO, QUE NÃO SE META NELE❞

⤻António Nobre, Proprietário

Restaurante “Sol-Mar”

Há mais de meio século que o “Sol-Mar” tem portas abertas no 267 da Ferry Street, sendo mesmo, hoje, um dos mais antigos restaurantes portugueses em actividade contínua no Ironbound. O seu primeiro proprietário, Diamantino da Conceição, vendê-lo-ia à “Three Brothers” de quem, entretanto, António Nobre, a 12 de Fevereiro de 1990, compraria.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O mnarisco e os frutos do mar são o forte no restaurante e marisqueira da família Nobre

Ao espaço original, iria acrescentar – em 1999 – o “Vila Nova de Sol-Mar”, depois de ter comprado a propriedade ao lado que ardera. A extensão do restaurante sugere aos clientes uma excursão nostálgica a Portugal: “Costumo dizer às pessoas: querem ir a Portugal facilmente e barato? Fechem os olhos, entrem no ‘Vila Nova’ e, quando o fizerem, é como ser estivessem em Portugal. Até o chão interior é feito da típica calçada portuguesa, uma coisa única na América. Depois, em cada parede, há uma referência geográfica e cultural ao nosso país.”

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O empresário de restauração António Nobre na sala-de-jantar do “Vila Nova”, com decoração inspirada nas regiões de Portugal

O nome é ainda uma homenagem à sua terra natal, Vila Nova, em Caldas da Rainha. Já o gosto pelas coisas do mar e pela culinária vem-lhe dos tempos vividos em Peniche e na praia de São Bernardino, “onde me habituei a pescar o polvo, a cavala e outros peixes mais à linha. Apaixonei-me pelo marisco, pelo mar, por tudo que é à base de frutos do mar.”

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Luís Nobre junto aos símbolos de portugalidade representados na calçada portuguesa que cobre o chão do “Vila Nova”

Com a mãe, aprendeu o ofício de cozinheiro, que poria em prática num restaurante que teve no coração de Lisboa (a que também juntava uma fábrica de pastelaria para distribuição em cafés na Picheleira).

Curiosamente, a 27 de Junho, António Nobre marcará 50 anos de presença na emigração americana…

Hoje, o Sol-Mar tem uma clientela não-portuguesa “superior a 50%” – o que contrasta com a realidade de há 30 anos, “quando a maior parte da população no Ironbound era portuguesa.”

Para o filho Luís Nobre, gerente-geral da casa, “o grande desafio agora é a responsabilidade de nos mantermos autênticos e fiéis à verdadeira cozinha portuguesa. A tendência de muitos restaurantes portugueses, sobretudo fora de Newark, é desviarem-se da nossa identidade para captar clientes. Aqui, um bom cozido à portuguesa, uma boa dobrada, um bom leitão, sardinhas… É o que nós somos. E o desafio, repito, é manter um restaurante que tenha lucro sendo fiel às nossas raízes. Apostamos nesse diferencial.”

❝O GRANDE DESAFIO, AGORA, É MANTER UM RESTAURANTE QUE TENHA LUCRO MANTENDO-SE FIEL ÀS NOSSAS RAÍZES. APOSTAMOS NESSE DIFERENCIAL❞

⤻Luís Nobre, Gerente-geral, co-proprietário

Restaurante “Sol-Mar”

Luís Nobre orienta uma competente equipa de profissionais “que é oriunda de vários cantos do mundo mas que sabe que, no Sol-Mar, a nossa realidade é só uma: comida portuguesa boa e de qualidade. Mantemo-nos verdadeiros ao que é nosso e oferecemos isso ao cliente.”

Para fazer jus ao novo título, os Nobre preparam já um Festival de Marisco para Março, “onde também teremos peixes importados de Portugal e todo o tipo de frutos do mar, a preços mais acomodados. Será uma semana inteira”, nota o empresário António Nobre.

Prova da aceitação do restaurante muito para além das fronteiras de Newark, está na percentagem de reservas de mesa que lhe chega de fora de New Jersey – na ordem dos 65%.

🍽SOL-MAR RESTAURANT

Onde fica?

267 Ferry Street, Newark, NJ 07105

☎️(973) 344-3041