EDIFÍCIO QUE SERVE DE SEDE AO CLUBE PORTUGUÊS DE NEW ROCHELLE, NY, VAI SER POSTO À VENDA
Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO
O edifício no número 109 da 4.ª Rua que serve de sede ao Centro comunitário Português de New Rochelle, no condado nova-iorquino de Westchester, vai ser posto à venda. A informação foi adiantada ao jornal LUSO-AMERICANO por Tony Castro, presidente da mesa da Assembleia Geral.
“Está na altura de tomarmos um decisão se quisermos impedir que o Centro caia numa difícil situação financeira”, avisa Tony Castro, em declarações ao LA. “Estamos sem direcção desde 2020 e o nosso último evento foi no início de Março desse ano. Ninguém quer assumir a responsabilidade de gerir o Centro nas suas actuais condições.”
🌐ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DIA 23 DE JULHO
Tony Castro, que assume o já acima citado cargo há cerca de duas décadas, quer agora levar a proposta de venda do prédio à massa associativa, tendo para isso marcado já uma Assembleia Geral Ordinária para dia 23 de Julho, sexta-feira, às 8:00 da noite, naquela sede.
O plenário obedecerá apenas a dois pontos: “1) Actualidade do Centro; 2) Discussão sobre a venda do prédio e possível aprovação da mesma.”
De acordo com a convocatória enviada aos associados, a adesão à ultima Assembleia, em Janeiro, gerou “pouco interesse”, com “pouco mais de meia dúzia de membros” a marcarem presença.
No mesmo documento, lê-se ainda que os sócios teriam chegado à conclusão que arranjar novo elenco directivo seria praticamente impossível. A venda do edifício, por conseguinte, seria a “única alternativa.”
“Para proteger os interesses do Centro”, escreve ainda Tony Castro na convocatória, a venda e o subsequente investimento da soma daí proveniente é o caminho a seguir.
🌐MAIS DE 80 ANOS DE HISTÓRIA
O Clube Português de New Rochelle foi criado a 8 de Outubro de 1939 e, nestas mais de oito décadas, tem servido de segunda casa à comunidade lusa nesta região a sul do condado de Westchester; é uma das 5 associações portuguesas no condado (existem ainda clubes sociais em Mount Vernon, Yonkers, Tarrytown e Ossining).
A ser vendido, diz ainda Tony Castro, a receita da transacção poderá vir a ser utilizada para a aquisição de uma nova sede numa zona distinta da cidade.
Inactivo desde 2020 e “com pouco mais de 30 sócios”, o Centro poderá ver o seu imóvel vendido por 800 mil dólares (segundo a avaliação feita pela municipalidade), “mas também pode ver mais.”
Para além de ter chegado a ter uma escola portuguesa, a ‘Sá Carneiro’, ainda atraiu juventude luso-descendente ao seu seio, com a realização de alguns eventos recreativos, mas o desinteresse e o marasmo instalaram-se com a chegada da pandemia…
🌐NEW ROCHELLE, CIDADE DORMITÓRIO
Com pouco mais de 77 mil habitantes, New Rochelle, a cerca de uma hora de Manhattan, deve a sua fundação a um grupo de refugiados franceses e protestantes que, fugindo à perseguição religiosa da França de então, ali se fixaram. Oriundos na sua maioria de La Rochelle, a cidade acabaria por herdar-lhes o nome…
New Rochelle, hoje, é o 7.º centro urbano mais populoso no ‘Estado Império’, servindo em grande parte de cidade dormitório a Nova Iorque.