ELEIÇÕES | Há dezenas de candidatos de origem portuguesa em pelo menos 6 estados americanos

Por HENRIQUE MANO | News Editor

MANNY GROVA, JR. | New Jersey

O vereador-geral Manny Grova, Jr., de Elizabeth, surge na alínea A da candidatura democrata do ‘mayor’ Chris Bollwage, na procura da reeleição para mais um mandato de 4 anos. O advogado de profissão, que fala fluentemente português, foi eleito em 1994. Exerce ainda as funções de defensor público para os municípios de Union e Roselle, sendo figura muito activa no associativismo luso-americano.

MANUEL FIGUEIREDO | New Jersey

O ‘mayor’ do município de Union, que nasceu em Newark filho de emigrantes da Guarda (Beira Alta), vai a votos para o Conselho Municipal nesta localidade onde cerca de 7% da população reclama origens lusas. O democrata começou carreira política no Comité Escolar de Union e há cerca de 15 anos atirou-se ao lugar de vereador.

STEPHANIE G. PESTANA | New Jersey

A luso-americana Stephanie Gonçalves Pestana é a única dos três membros de origem portuguesa que compõem o Comité Escolar de Elizabeth, no estado de New Jersey, a concorrer à reeleição dia 3 de Novembro. Eleita em 2016, foi a votos para mais um mandato de 3 anos (as outras duas luso-descendentes em funções naquele órgão são Maria Carvalho e Diane Barbosa). Surge na alínea 1 do boletim de voto.

JACK MARTINS | Nova Iorque

O senador estadual de origem portuguesa Jack Martins, que representa em Albany o Distrito Eleitoral 7 de Nova Iorque, irá ter pela frente nas eleições gerais de 5 de Novembro a democrata Kimberly Garber Keiserman.

Como legislador na câmara alta da Assembleia Legislativa do estado de Nova Iorque, Jack Martins dá voz a mais de 320 mil moradores da região; há dois anos, o luso-descendente venceu as eleições frente à então titular do cargo, Anna Kaplan, com 53,2% do eleitorado.

Martins, considerado republicano moderado, aponta para uma “máquina governamental que cada vez mais se afasta de ideais como a lei e a ordem, a classe média e o sentido de oportunidade para todos”.

É, presentemente, o luso-eleito mais bem colocado no “Estado Império”. Formado em Direito, casado e pai de 4 filhas, Jack Martins (filho de emigrantes minhotos) foi 8 anos ‘mayor’ de Mineola antes de, em 2011, ter sido eleito pela primeira vez para o senado em Albany.

JACOB ASHBY | Nova Iorque

O senador estadual representa foi eleito em 2022 e representa o Distrito Eleitoral 43. Está reformado do exército; a origem portuguesa provém do lado materno, da família Sousa.

RICHARD PASTILHA | Nova Iorque

O luso-americano Richard Fava Pastilha é candidato a juiz do condado de Westchester, no estado de Nova Iorque, nas eleições de 3.ª feira próxima. Natural de Yonkers, NY, o advogado de profissão é filho dos emigrantes Emídio Pastilha e Maria de Fátima Saraiva Pastilha, naturais respectivamente de Porto de Mós e Trás-os-Montes. Com 30 anos de carreira na área do Direito, o candidato assume as suas origens humildes – dizendo ser “filho de um operário fabril português e de uma empregada domestica”; frequentou as escolas públicas de Yonkers e em 1991 formou-se pela Universidade de Fordham, em Bronx, obtendo licenciatura em Ciências Políticas e Espanhol. Depois de obter o canudo de advogado, e de admitido à Ordem dos Advogados de Nova Iorque, optou por trabalhar por conta própria.

RICK LOPES | Connecticut

Filho de imigrantes de Mira de Aire em Hartford, o democrata Rick Lopes volta a candidatar-se a Senador Estadual pelo Distrito Eleitoral 24, posição que ocupa desde 2012.

ANNE DAUPHINAIS | Connecticut

A luso-descendente concorre à reeleição no Distrito Eleitoral 44 para o cargo que ocupa desde 2017. É republicana.

JOE PACHECO | Massachusetts

O vereador Joseph R. Pacheco, do município de Raynham, pode vir a ser o mais novo senador estadual por Massachusetts. Concorre pelo Distrito Eleitoral 3 de Bristol/Plymouth e pretende substituir o também luso-descendente Marc Pacheco (não são família), que resolveu não recandidatar-se ao cargo.

O candidato começou carreira de serviço público aos 19 anos como comissário para o Desenvolvimento Económico em Raynham. É eleito vereador em 2007, o mais novo na história do município (tinha 21 anos).

JAKE OLIVEIRA | Massachusetts

O senador estadual luso-americano Jake Oliveira, da zona de Ludlow, estado de Massachusetts, concorre à reeleição no Distrito Eleitoral 7, que representa o triângulo Hampden, Hampshire e Worcester em Boston. Com uma longa folha de serviço público, nomeadamente como membro do Comité Escolar em Ludlow, onde está concentrada uma forte comunidade portuguesa, e deputado estadual.

O democrata, que não tem oposição dia 5 de Novembro, é formado em Ciências Políticas, Jake Oliveira trabalhou há cerca de uma década para o hoje senador estadual luso-americano Michael Rodrigues.

É bisneto de emigrantes da Guarda, “das primeiras famílias portuguesas a estabelecerem-se em Ludlow” – diz.

MICHAEL RODRIGUES | Massachusetts

O senador estadual de 66 anos e origens açorianas concorre sem oposição à reeleição pelo 1st Bristol and Plymouth District – cargo que já ocupa desde 2011, depois de ter sido Deputado Estadual de 1996 a 2010. É ‘Assistant Majority Whip’.

JOSEPH PIRES | Massachusetts

O republicano Joseph Pires, afecto ao Comité Escolar do município de Rochester, Massachusetts, concorre a deputado estadual pelo Distrito Eleitoral 10 de Bristol – depois de ter ganho as primárias partidárias de Setembro.

MARK SYLVIA | Massachusetts

Sylvia terá pela frente o também luso-americano Joseph Pires na corrida ao Distrito Eleitoral 10 de Bristol, onde pretende ser deputado estadual. É natural de New Bedford e formou-se em 1998 pela American University, tendo larga experiência em gestão na área governamental.

ANTÓNIO CABRAL | Massachusetts

O legislador estadual de 67 anos e natural da ilha do Pico, Açores, de onde emigrou com 14 anos de idade, concorre à reeleição sem oposição no Distrito Eleitoral 13. Cabral ocupa o cargo desde 1991.

DYLAN FERNANDES | Massachusetts

O jovem legislador recandidata-se com oposição republicana pelo distrito eleitoral que engloba Barnstable, Dukes e Nantucket. Foi eleito pela primeira vez em 2017. Fernandes é neto de imigrantes açorianos que se fixaram em Falmouth, Cape Code, onde trabalharam como agricultores no cultivo de morangos.

ALAN SILVIA | Massachusetts

O legislador de 71 anos, eleito em 2013, concorre à reeleição sem oposição pelo Distrito Eleitoral 7 (Bristol). O ex-detective da Polícia de Fall River concorreu em 2012 contra o também luso-americano Kevin Aguiar nas primárias do partido democrata e venceu.

DAVID VIEIRA | Massachusetts

Representa o Distrito Eleitoral 3 (Barnstable) desde 2011, é o único membro republicano de origem portuguesa na Assembleia Legislativa de Massachusetts. Concorre com oposição democrata. O ex-agente da polícia é ‘moderator’ desde 1998 em Falmouth e membro do Portuguese-American Legislative Caucus.

CAROL GOMES DOHERTY | Massachusetts

A educadora que se tornou legisladora e que tem origens madeirenses, representa o Distrito Eleitoral 3 (Bristol) e volta agora a submeter-se ao escrutínio popular para um próximo mandato.

CHRIS FLANAGAN | Massachusetts

O deputado estadual democrata foi eleito em 2023 pelo Distrito Eleitoral 1, em Cape Cod, onde foi vereador. O avô materno, António Torres, emigrou de Lisboa para os EUA.

CHRISTOPHER HENDRICKS | Massachusetts

O deputado estadual representa o Distrito Eleitoral 11, q ue engloba New Bedford. É democrata e tem origens nos Açores.

ERIKA UYTERHOEVEN | Massachusetts

Eleita em 2021, representa o Distrito Eleitoral 27 como deputada estadual. Formada em Harvard, a democrata é portuguesa por via materna.

JESSICA DE LA CRUZ | Rhode Island

A senadora estadual, que também é líder da minoria republicana na câmara alta da Assembleia Legislativa em Providence, recandidata-se ao cargo pelo Distrito Eleitoral 23.

CHARLENE LIMA | Rhode Island

A deputada estadual democrata volta a candidatar-se pelo Distrito Eleitoral 14 de Cranston/Providence. A decana foi eleita pela primeira vez em 1992.

DEBORAH FELLELA BENTO | Rhode Island

Representa o Distrito Eleitoral 43 como deputada estadual. É neta de uma emigrante açoriana.

JOSEPH J. SOLOMON, JR. | Rhode Island

O deputado estadual foi eleito em 2021 e representa o Distrito Eleitoral 22. Cresceu em Warwick e tem raízes em São Miguel, Açores.

CECÍLIA AGUIAR-CURRY | Califórnia

Eleita em 2016, a democrata volta a tentar a reeleição pelo Distrito Eleitoral 4,m depois de ter vencido as primárias do partido em Março.

HENRY STERN | Califórnia

Representa o Distrito Eleitoral 27 no Senado e tem origens na ilha açoriana do Faial. O democrata foi eleito em 2016.

MICAH AIU | Havaí

Dá voz ao Distrito Eleitoral 32 como deputado estadual e é filho da senadora estadual Donna Mercado Kim. O democrata é advogado de profissão.