Eleições na França – Costa, Sanchez e Scholz apelam ao voto em Macron
Os primeiros-ministros de Portugal e Espanha e o chanceler alemão apelaram à votação em Emmanuel Macron nas eleições presidenciais de domingo, defendendo que a França deve permanecer do lado dos valores da Europa. O Presidente cessante francês enfrenta no domingo a candidata da extrema-direita Marine Le Pen na segunda volta das presidenciais.
Num artigo conjunto publicado nos jornais Público (Portugal), El País (Espanha) e Le Monde (França) com o título “França a votos: pela extrema-direita ou pela Europa”, os três líderes socialistas e social-democrata europeus alertam para os riscos colocados pela candidatura de Marine Le Pen, numa altura em que a Europa se encontra num “momento de viragem”, após o que consideram “uma tentativa de reescrever a História” por parte do Presidente russo, Vladimir Putin, com o “ataque brutal” lançado “contra a Ucrânia e o seu povo”.
Sánchez, Scholz e Costa consideram a contribuição da França como essencial para uma Europa forte e unida que defende a paz e a ordem internacional, pelo que apelam aos franceses para que apoiem Macron nas eleições de domingo.